Desligue os efeitos do GNOME Shell para deixar o ambiente mais leve - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Desligue os efeitos do GNOME Shell para deixar o ambiente mais leve

Desabilite os efeitos do GNOME Shell para melhorar a fluidez do sistema em máquinas menos potentes

quarta-feira, 14 de março de 2018

/ por Dionatan Simioni
Infelizmente não podemos dizer que o GNOME Shell seja uma interface "leve". As distros que o utilizam como ambiente gráfico costumam consumir uma certa quantia de memória RAM, mas principalmente, o ambiente gráfico exige aceleração gráfica, o que pode torná-lo pesado para computadores menos potentes. Veja agora como você pode desligar os efeitos da interface para deixá-la mais leve.

Desabilitar os efeitos no GNOME Shell






Eu sei que "leve" e "pesado" são conceitos debatíveis, por isso eu fiz um vídeo para explicar para você "o que é um programa pesado", confira:



Dito isso, essa dica serve para qualquer distribuição Linux que use o GNOME Shell como interface, neste exemplo vou utilizar o Ubuntu 18.04 LTS. A mudança comentada neste artigo afetará simplesmente o consumo do seu chip gráfico, não afetando o consumo de RAM.

Instale o GNOME Tweak Tool


O primeiro passo para desligar os efeitos da interface é instalar a ferramenta de configuração GNOME Tweak Tool, ou simplesmente "Ajustes", como ficou na tradução para o Português. Você encontra essa ferramenta na loja de aplicativos (GNOME Software), se precisar de mais instruções veja este outro artigo do blog onde nós mostramos como instalar a ferramenta.

Removendo os efeitos


O GNOME Shell sem os efeitos fica bem "seco", por assim dizer, mas acho que é essa a ideia mesmo, não? Para remover os efeitos, abra o GNOME Tweak Tool e na sessão "Aparência" simplesmente deslize o interruptor para desligar os efeitos da interface, a mudança é instantânea:

Configuração de efeitos no GNOME Shell
Mova o interruptor de "Animações" para a esquerda.

Ao fazer um essa mudança em um computador com 4 GB de RAM e uma Intel HD Graphics a usabilidade do computador melhorou consideravelmente, vale a pena fazer o teste.

Até a próxima!

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo