GNOMENotícias

Lançado GNOME 3.28 com vários polimentos visuais

Finalmente a versão 3.28 do GNOME foi disponibilizada ao público. Tivemos várias melhorias e polimentos visuais nesta versão, assim como a adição de alguns softwares ao ecossistema GNOME.

Depois de praticamente 6 meses de desenvolvimento e muito trabalho, a comunidade GNOME anunciou a versão 3.28 cheia de melhorias e alguns novos recursos.

Com o codinome “Chongqing“, nome provindo da “GNOME.Asia summit”, que foi feita na China no último Outubro, o novo GNOME deverá chegar às distros mais populares nos próximos dias e provavelmente será a versão que acompanhará a nova versão LTS do Ubuntu que sai em meados de Abril.

Uma das novidades mais interessante está no virtualizador GNOME Boxes, que agora é capaz de fazer o download de sistemas operacionais pelo próprio aplicativo, facilitando o trabalho de quem quer testar outras distros.

Confira o vídeo do projeto GNOME mostrando as principais novidades:

Outros destaques incluem melhorias no aplicativo de Calendário e de Contatos. Outro coisa interessante no Nautilus é que agora é possível marcar pastas e arquivos com uma “estrela’, permitindo um fácil acesso através da lateral do gestor de arquivos. Como se fosse “favoritar” os seus arquivos.

Houveram melhorias também no suporte para conexões Thunderbold 3 e Bluetooth. Houve um polimento das fontes da interface para que melhorar na leitura, assim como uma melhoria no suporte para o teclado virtual em telas sensíveis ao toque.

Você pode conferir todas as pequenas mudanças nas notas de lançamento do GNOME 3.28. Dentre os pontos controversos que esta versão traz, temos a extinção da Área de Trabalho ativa, como comentando neste outro artigo.

Um novo software que também merece destaque e é estreante na família GNOME é o “Usage“, que nós mostramos para você aqui. Ele é um novo software para visualizar o consumo de hardware do sistema.

O que você achou dessa nova versão? Já está utilizando?

Comente logo abaixo. 🙂

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!