NotíciasSistemas operacionaisUbuntu

Ubuntu 18.04 LTS Beta 1 Bionic Beaver está disponível para você testar!

Estamos nos aproximando da época do lançamento da mais nova versão de longo suporte do Ubuntu. O 18.04 LTS, codinome “Bionic Beaver“, deverá sair em meados de Abril e agora você já tem uma ISO com uma prévia do que virá para testar.

Dustin Krysak anunciou (ainda no dia 9) através da lista de e-mails do Ubuntu a disponibilidade do primeiro Beta oficial do Ubuntu 18.04 LTS e de seus flavors, como Xubuntu, Ubuntu MATE, etc.

Você pode baixar o os primeiros betas diretamente do site da daily builds do Ubuntu, atualmente só existe a versão de 64 bits disponível, e provavelmente isso se manterá na versão principal.

Quem gosta de outras variantes do sistema, com outras interfaces, poderá baixar as flavors que aderiram ao Beta 1, já que nem todos participam do processo da mesma forma, você pode fazer o download das ISOs clicando nos links abaixo e não esqueça de checar as notas de lançamento para conhecer as novidades da cada “sabor”:

Kubuntu 18.04 LTS Beta 1;

Notas de lançamento do Kubuntu;

Ubuntu Budgie 18.04 Beta 1;

Notas de lançamento do Ubuntu Budgie;

Ubuntu Kylin 18.04 Beta 1;

Notas de lançamento do Ubuntu Kylin;

Ubuntu MATE 18.04 Beta 1;

Notas de lançamento do Ubuntu MATE;

Xubuntu 18.04 Beta 1;

 Notas de lançamento do Xubuntu.

O próprio Ubuntu em si já entrou em sua fase de congelamento e agora não deve mais receber novos recursos, sendo esta a fase de correção de bugs. Krysak comenta que essas “pre-releases” do Ubuntu não devem ser usadas por pessoas que precisem de um sistema completamente estável, elas são recomendadas para todos os desenvolvedores e usuários que desejam ajudar a reportar os bugs do sistema para que tenhamos uma LTS ainda mais estável para quando a data de lançamento chegar. Pessoas que precisam do Ubuntu para trabalho ainda devem permanecer na LTS anterior (Ubuntu 16.04 LTS).

Tirando algumas dúvidas comuns

Algumas pessoas que andaram testando estes betas me perguntaram “por onde anda” o novo tema do Ubuntu que havia sido prometido. Então… realmente ele ainda não está como padrão e sinceramente eu já começo a ficar em dúvida se ele realmente será o padrão na versão final, no entanto você pode instalá-lo sem problemas através do tutorial deste artigo no blog.

Se você testou alguma daily build anterior, basta ir atualizando e você chegará nos pacotes presentes neste beta, no entanto, não espere grandes novidades, tivemos basicamente a atualização dos pacotes do sistema que já estavam presentes.

A nova versão da GNOME Software está com alguns detalhes novos, como alguns filtros e dá preferência para os pacotes Snap (ao menos do Ubuntu). No painel de controle, na sessão de contas online, também temos agora a opção de login no Ubuntu One para a instalação dos pacotes Snap que requerem autenticação.

Temos alguns outros detalhes que mudaram mas que já foram abordados em outras matérias do blog, como o novo método de instalação mínima e o hardware survey que poderá ser habilitado/desabilitado na instalação do sistema para informar aos desenvolvedores em que hardware o sistema está rodando.

Pra galera que usa placas Nvidia, o driver mais  recente disponível no repositório atual é o 390.x, com suporte para o codec NVENC nativo.

E você, já está testando a nova versão do Ubuntu? O que achou das novidades? Como está sendo a sua experiência? Compartilhe a sua opinião através dos comentários! 🙂

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!