NotíciasUbuntu

Ubuntu 18.04 LTS recebe melhorias visuais de última hora!

Depois do Ubuntu 18.04 LTS ter entrado em fase de congelamento, onde geralmente não são incluídos novos recursos ou modificações na interface, deixando os desenvolvedores trabalharem na correção de eventuais bugs, teoricamente não teríamos mais adições ao sistema, mas curiosamente tivemos hoje um implemento visual muito interessante na atualização da Daily Build de, confira:

Hoje quando atualizei a minha imagem Beta do Ubuntu 18.04 LTS tive uma grata surpresa. O gerenciador de arquivos Nautilus recebeu um visual novo e mais atrativo, mesmo dentro do tema antigo.

O tema novo do Ubuntu criado pela comunidade, chamado de “Communitheme” não será o padrão da nova LTS por ainda conter bugs que os desenvolvedores não querem trazer para uma versão tão importante e de longo tempo de suporte, talvez por isso, a decisão de alterar um pouco o tradicional tema “Ambiance” do Ubuntu tenha sido tomada, assim temos, pelo menos um pouco, de rejuvenescimento visual.

Nautilus no novo tema

Por conta da decisão da equipe do GNOME de remover o suporte para a área de trabalho no GNOME 3.28, a Canonical decidiu levar para o Ubuntu 18.04 LTS o Nautilus 3.26, para assim manter a sua funcionalidade de gerir arquivos no Desktop.

Desta forma, o que você vê na imagem acima ainda é o mesmo Nautilus da review da versão Beta que nós fizemos, mas com um visual novo e na minha opinião, muito mais interessante do que a versão anterior do Ubuntu.

Acho que ficou bem melhor, não? Mas estas não foram as únicas novidades na atualização, tivemos também a chegada do Wallpaper oficial da versão final do Ubuntu 18.04 LTS Bionic Beaver e finalmente (aleluia inclusive! 😁) tivemos um visual que difere daquele “conceito origami” dos últimos anos.

Novo wallpaper do Ubuntu

O próprio wallpaper pode ser considerado mais uma “volta às raízes” do Ubuntu, que agora, além de trazer o GNOME de volta, também faz essa referência através do Wallpaper.

Se você não estiver entendendo, me refiro ao fato de que antigamente os papéis de parede do Ubuntu tinham sempre um desenho/design que representava o mascote da versão, essa prática tinha sido deixada de lado com a chegada da interface Unity curiosamente.

Ubuntu Wallpapers

Existe uma variação do Wallpaper com as cores do Ubuntu em cinza (mais clara) disponível para utilização também.

Snaps! Snaps! Snaps!

Outra coisa interessante é que ao acessarmos a Central de Aplicativos do sistema veremos uma quantidade imensa de novos aplicativos empacotados em Snap e que estão disponíveis para o Ubuntu (e qualquer outra distro, graças ao formato), sejam eles de código fechado ou aberto.

Parece que a cada dia mais desenvolvedores tem adotado o formato.

Ubuntu Snaps

Essas foram nas novidades dessa atualização, confira o vídeo de review logo acima para saber mais sobre as novidades e continue acompanhando o blog para não perder nada do lançamento do Ubuntu 18.04 LTS.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!