NotíciasSistemas operacionaisUbuntu

Canonical vai acabar com Alphas e Betas do Ubuntu

O ciclo de desenvolvimento do Ubuntu vem mudando ao longo dos anos, tanto para as versões de teste quanto para as finais. Desta vez quem deve entrar para a lista de “milestones” extintos são as ISOs Alpha e Beta.

O desenvolvedor da Canonical Simon Quigley, comentou na lista de e-mails do Ubuntu a vontade de alterar a forma com que os lançamentos das imagens de teste do sistema acontecem.

A ideia é deixar de oferecer imagens ISO de versões congeladas Alpha e Beta para o próximo ciclo do Ubuntu, o 18.10, que será lançado em Outubro e manter apenas as Daily Builds, elegendo alguns dias da semana como “dias de teste” onde devem ocorrer chamados para a comunidade ajudar a testar o sistema.

A decisão parece estar sendo tomada em conjunto e acordo com os desenvolvedores dos Flavors do Ubuntu.

Se formos analisar, o Ubuntu mudou bastante ao longo do tempo quando o assunto são “lançamentos”. Antigamente as LTS do Ubuntu para Desktop tinham suporte por apenas 3 anos e a versão para servidores 5, agora temos o mesmo tempo para ambos. As versões non-LTS tinha suporte por 18 meses, agora são apenas 9. O próprio lançamento da ISO Alpha no Ubuntu (propriamente dito) foi abandonada há alguns anos, somente algumas flavors mantiveram a tradição.

Mudanças são bem-vindas sempre, especialmente se for, neste caso, para tornar o Ubuntu melhor, facilitando a aprimorando o sistema de testes e detecção de bugs. Talvez com o sucesso do formato Snap de pacotes no futuro o Ubuntu possa se tornar Rolling Release, nunca se sabe. Sei que este é o desejo de muitos.

Lembrando que ser Rolling Release não obriga a distro a ser Bleeding Edge, como o Arch Linux por exemplo. O modelo apenas trata da forma de atualização, um exemplo de distro Rolling sem ser Bleeding Edge na atualidade é o Deepin.

Se essa mudança da extinção dos Alphas e Betas realmente for implementada, os “sabores” do Ubuntu também seguirão o mesmo formato. Atualmente você pode baixar uma ISO do Ubuntu em seu estado atual de desenvolvimento a qualquer momento através das daily builds.

O que você acha adas alterações, concorda?

Comente logo abaixo, até a próxima! 🙂

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!