Editorial

Clones do Unix também são Unix?

Mais um assunto que entra em um debate quase interminável é se Linux é realmente um Unix pelo fato de ser um clone. Coletei algumas informações em alguns sites para que possamos estudar e analisar o assunto para tirarmos a real conclusão.

Muitos defendem que Linux não é um Unix pelo fato de ser um clone; defendem até mesmo que os BSDs são mais Unix do que o Linux simplesmente por ter sua base de código originada do Unix original da AT&T e Bell Labs, porém, se levarmos em conta o processo enfrentado pela comunidade BSD e a maior alegação pela comunidade é que o BSD já havia sido tão modificado que o BSD já não tinha mais código do Unix original, então como afirmar que o BSD é mais Unix do que Linux? O que leva um sistema operacional ser mais Unix do que o outro? Ter derivação do Unix saído da AT&T?

Da mesma forma, se considerarmos o processo enfrentando pelo Linux quando a SCO acusou a IBM  de violação de contrato com código escrito para o UnixWare e doando-o ao Linux (ou seja, código de um Unix original rodando facilmente no Linux); então não há como alegar que Linux não é um Unix. O mais interessante é se considerarmos tantos programas do Linux portados para os BSDs.

Três fatores que temos que considerar é que, como descrito na página kernel.org em about que afirmam que Linux é um clone do Unix. Ele segue a especificação POSIX e a SUS (não do nosso serviço hospitalar público e sim de Sigle UNIX Specification).

PB7THmoyYECoAfJREUOW7vU6wX eYzpg8zy2cJy9YKKU7kgzm00H9 neJAK69SJIvGwEAXo6mhA00bumxl1eP4 dbj62XAqp5EmztnZQ70mJ0PdE0FEeyJYXJpvBVAcDHAIHR bi

Linux é um clone do sistema operacional Unix, escrito do zero por Linus Torvalds com assistência de uma equipe elástica de hackers ao redor da Net. Ele Destina-se à conformidade com a especificação POSIX e Single UNIX Specification.

Ele possui todos os recursos que você teria expectativa em um Unix moderno totalmente desenvolvido incluindo multitarefa real, memória virtual, bibliotecas compartilhadas, carregamento em demanda, executáveis compartilhados copy-on-write, gerenciamento adequado de memória e rede multitarefa incluindo IPv4 e IPv6.

De acordo com o site opengroup.org em Unix, Single UNIX Specification fornece um nível de abertura nas quais essas sem o padrão não podem, garantindo compatibilidade entre plataformas e que o foco é em padrão aberto para sistemas operacionais que incluem sistema UNIX®, POSIX®, sistemas operacionais open source tal como Linux® e BSD, sistemas real-time e redes de computadores.

A segunda coisa é que Linux não é o único clone do Unix. Neste vídeo faço uma analise comparativa entre outros três sistemas operacionais sendo eles o Minix, o Xinu e o Coherent para apresentar outros clones do Unix e chegarmos a real conclusão.

E o terceiro e último fator é que Unix é uma família de sistemas operacionais e não um único sistema operacional, pois estes seguem os mesmo padrões nos parágrafos acima mencionados (isto é o que define o que são Unix ou não). A maior diferença entre os clones do UNIX ou os sistemas operacionais UNIX-Like para o UNIX original é não poder carregar o nome UNIX por ser uma marca registrada.

Mas se nada disso não basta para você e na sua opinião estamos apenas puxando sardinha para o Linux, então ficamos por aqui com o link do próprio open group que mencionam que recentemente uma distribuição Linux se tornou certificada UNIX continuando a tendência e valor de basear o sistema operacional no padrão UNIX. Acho que isso já mata toda a xarada, não? 😉

eleaVeWrm7SVCUtSyN846Yc4aondYo0YvY8GR4POnSJMrGknxKxxlbgeVecQ5bZoAGu4WlHc pP oHIDzMz1k 9Ga yKAUp3JJEeDpIIwt 4TAU6jS5WgW0imA32JMMTsa6Ju0Xa

Tanto Linux quanto os BSDs são sistemas operacionais Unix, ambos pertencem a mesma família e seguem os mesmos padrões. Ambos mantem essa beleza viva e agregando mais valor a tecnologia. O que devemos analisar são aspectos técnicos de ambos e de todos os outros Unix, vantagens e desvantagens (há muito coisa que Linux se tornou melhor até mesmo que outros Unix e o próprio Unix original).

Por hora é só e até o próximo artigo.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!