Como instalar a interface Unity no Ubuntu 18.04 LTS - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Como instalar a interface Unity no Ubuntu 18.04 LTS

Aprenda a instalar a interface Unity no Ubuntu 18.04 LTS Bionic Beaver

segunda-feira, 30 de abril de 2018

/ por Dionatan Simioni
É engraçado o quanto a interface Unity foi criticada no passado e hoje muitas pessoas tem falado o quanto gostavam dela. Pois bem, o novo Ubuntu 18.04 LTS já chegou e com o ele o novo ambiente GNOME Shell para a distro, no entanto, ainda é possível utilizar o Unity como opção de uma forma muito simples.

Como instalar a interface Unity no novo Ubuntu 18.04 LTS






Apesar da Canonical ter abandonado o projeto Unity, o Unity 7 (que nós vamos instalar) ainda está nos repositórios da distro e receberá um pouco de atenção, correção de bugs e coisas similares (sem acréscimo de novas funcionalidades) porque o Ubuntu 16.04 LTS, que usa esta interface por padrão, tem suporte até 2021. Já o Unity 8 por outro lado agora é mantido pela comunidade UBports, que vem tentando criar a cada dia mais compatibilidade de software com diferentes modelos de Smartphone.

Se você baixou o Ubuntu 18.04 LTS com GNOME e gostaria de utilizar o Unity como interface padrão, saiba que há uma forma muito simples fazer isso, basta instalar a "sessão Unity" que a "mágica" acontece.

Para isso abra o terminal e rode o seguinte comando:
sudo apt install unity-session
Esse comando vai baixar todos os pacotes necessário para fazer a interface Unity 7 funcionar no seu Ubuntu 18.04 LTS, após isso será necessário reiniciar o computador (encerrar a sessão apenas não funcionou pra mim).

Ao voltar na inicialização, na tela de login, clique no ícone da engrenagem e selecione "Unity" como sessão desktop, ao se logar você já estará no velho e conhecido Unity. O Unity funciona apenas com o X.org, ao contrário do GNOME, que também funciona com Wayland.

Quer saber uma coisa irônica? 

Antigamente o pessoal reclamava muito do Unity ter bugs, mas hoje, junto com o XFCE talvez, esta é uma das interface mais estáveis que existem para Linux, justamente por não receber grandes incrementos de funcionalidades desde 2014 aproximadamente, com o time da Canonical apenas corrigindo bugs e otimizando a interface.

Unity no Ubuntu 18.04 LTS

Você pode até utilizar os temas para Linux no Ubuntu com Unity normalmente, veja:

Unity no Ubuntu 18.04 LTS

Ubuntu com Unity

Se você desejar voltar a utilizar versão com GNOME, basta mudar na tela de login novamente.

Até a próxima!

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.



Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo