Elementary OSSistemas operacionais

elementary OS Juno já tem muitas novidades!

Dentre as distros voltadas para Desktop, o elementary OS é uma das que eu mais admiro. O sistema que antes parecia apenas um “rostinho bonito”, acabou criando toda uma filosofia de trabalho e é hoje uma bela plataforma para desenvolvedores Open Source.

Com o elementary OS 5, de codinome “Juno”, os desenvolvedores da distro, que agora já formam uma pequena empresa, pretendem lapidar ainda mais o sistema e acrescer novos recursos, assim como otimizar a AppCenter, que é um dos projetos centrais do elementary.

Novidades para a versão

Existe uma infinidade de implementos a serem feitos na versão 5, Juno, começando pela própria base do sistema que passará para o Ubuntu 18.04 LTS. Tudo isso pode ser acompanhado através do Medium da equipe, onde são feitos reports frequentes de todo o trabalho.

Dando destaque as últimas modificações feitas, teremos um “Shortcut Overley” na nova versão, eu não consegui encontrar palavras em português que descrevessem com clareza do que se trata. Mas é uma tela que aparece quando você segurar pressionada a tecla “super” do teclado, exibindo todos os atalhos do sistema, assim como tínhamos do Ubuntu com Unity.

Teclas de atalho do elementary OS

Falando em atalhos, uma das novidades é que agora você poderá abrir o menu do sistema (Slingshot) pressionando a tecla “Super” também, ainda que o padrão continue sendo “Super+Espaço”, imitando o comportamento do “Spotlight” do macOS.

Maior possibilidades de personalização

Melhorias nas configurações de privacidade

Assim como acabou virando tendência em sistemas para Smartphones, agora o elementary OS vai te informar toda a vez que algum aplicativo tentar usar permissões de localização, tentando localizar o usuário através de GPS ou algo semelhante, abrindo uma caixa de diálogo que permitirá ao usuário conceder esta permissão, ou negá-la.

Configuração de permissão de acesso ao GPS

Todos os apps que fizerem esse tipo de solicitação serão abrigados na sessão de “segurança e privacidade” do sistema para que o usuário possa revisar.

Configuração de permissão de acesso ao GPS

Novidades na AppCenter

Os desenvolvedores já disseram que tratam o AppCenter hoje como o coração do projeto elementary OS. Como era de se esperar, agora ela terá ainda mais recursos e um visual aprimorado para ajudar aos desenvolvedores a “venderem” seus softwares.

Novidades na AppCenter

Outra novidade é que teremos é que ao invés da aba “atualizações”, teremos a aba renomeada para “Instalados”, onde você poderá fazer atualizações para o sistema e instalar os drivers.

AppCenter elementary OS

A sessão de pagamentos foi agora aprimorada para facilitar o pagamento pelas aplicações, independente do valor que você queira pagar.

Ainda não temos datas para o lançamento do elementary OS Juno, mas você pode ficar ligado aqui no blog para ficar por dentro das novidades.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!