System76 lança o Pop!_OS baseado no Ubuntu 18.04 LTS
Pop!_OSUbuntu

System76 lança o Pop!_OS baseado no Ubuntu 18.04 LTS

A popular empresa de Denver, Colorado nos EUA, anunciou a disponibilidade do seu sistema operacional, o Pop OS, estilizado em nome desta forma: Pop!_OS.

A System76 é conhecida por ser uma das principais empresas do mundo a oferecer hardware com Linux pré-instalado. São Desktops, Laptops e servidores com excelente acabamento e qualidade.

Por muito tempo a empresa vendeu seus computadores com o Ubuntu pré-instalado, mas depois da Canonical deixar o Unity, a empresa decidiu que não queria mais depender tão diretamente dos objetivos da Canonical, daí nasceu o projeto Pop!_OS, um sistema operacional que usa o GNOME Desktop e baseado no sistema da Canonical, porém, com várias diferenças.

Por conta do Pop!_OS usar o GNOME Shell também, assim como a nova versão do Ubuntu, o engano de que se trata do “mesmo” sistema, apenas com um tema pode ser comum. Na verdade o Pop!_OS segue a mesma linha do Linux Mint, usando o Ubuntu como o “core” do projeto e construindo soluções em cima disso.

Visualmente falando você vai encontrar um tema GTK e um tema de ícones diferente, além uma Central de Aplicativos completamente diferente da do Ubuntu (GNOME Software). O Pop!_OS utiliza a sua própria versão do AppCenter do elementary OS, uma versão rápida e versátil do software que permite instalar e remover aplicações e manusear os repositórios facilmente.

O Pop!_OS foi projetado, obviamente, pensando nos próprios computadores que a System76 vende, no entanto, existem ISOs que podem ser instaladas por qualquer pessoa disponível no site, com versões voltadas especificamente para determinados hardwares, com repositórios específicos da empresa para otimizações.

Por exemplo, existe uma ISO que já vem com os mais recentes drivers proprietários Nvidia disponíveis, tornando o sistema uma opção interessante para aqueles que querem usar Linux para jogar. Mesmo com essa opção, se você baixar a versão voltada para hardware Intel/AMD, ainda será possível instalar os drivers Nvidia de qualquer forma.

O GNOME Shell do Pop!_OS também vem com algumas modificações, como um otimizador de bateria que permite que você configure facilmente qual perfil de consumo você quer usar, como “Power Save”, “Balanced” e “Performance”, o que ajuda nos Laptops.

Outra modificação no GNOME Shell feita pela System76 é a opção de “modo silencioso” que você pode ativar direto do painel de notificações no centro da tela.

Outra diferença visual está no Instalador, ele foi produzido em conjunto com o pessoal do elementary OS e possui um visual renovado e completamente novo, que tente a deixar o processo de instalação extremamente simples, incluindo o recurso de cryptografia de dados ativa por padrão.

Leia também: O que podemos esperar do Pop!_OS

O conjunto de aplicações padrão do Pop!_OS também é ligeiramente diferente do Ubuntu, focando primariamente no ecossistema de aplicativos GNOME.

Para baixar basta acessar o site.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!