Linux MintNotíciasSistemas operacionais

Linux Mint 19 “Tara” finalmente lançado, confira todas as novidades e faça o download

Como previsto, chegando ao final de mês de Junho, temos o lançamento do Linux Mint 19, de codinome “Tara”, nas versões Cinnamon, MATE e XFCE. Confira agora as novidades da versão e faça o download.

A nova versão do Linux Mint, que tem suporte a atualizações de segurança até 2023, está finalmente disponível em sua versão estável. Baseando-se no Ubuntu 18.04 LTS, o Linux Mint 19 chega com muitas melhorias e modificações se comparado com a versão imediatamente anterior, confira o vídeo que produzimos com as principais novidades:

As novidades inclusas no Beta se mantiveram para a versão final, apenas atualizando pequenos detalhes e corrigindo bugs que apareceram nesta fase. Para saber todas as novidades inclusas na versão 19 do Linux Mint, confira este artigo aqui do blog.

A versão principal, com o ambiente gráfico Cinnamon, também possui uma página com todas as novidades presentes no Mint 19 no site oficial. Falando em Cinnamon, o ambiente está na sua versão mais recente no Linux Mint 19, chegando a versão 3.8, confira este artigo do blog para conhecer as novidades do Cinnamon 3.8.

Vale a pena consultar também as notas de lançamento da nova versão aqui.

Download e atualização

Para as pessoas que estão se perguntando se poderão atualizar da versão Beta para a versão final ou mesmo da versão 18.3 para a versão 19, em ambos os casos a resposta é “sim”.

Nesta página você encontra, além dos links para download do Linux Mint, as instruções para atualização do sistema.

Independente do método, os desenvolveres recomendam que você use o TimeShift, o software de backup incluso no Linux Mint, para fazer um Snapshot de todo o sistema, assim você poderá reverter o processo em caso de problemas.

Usuários do Linux Mint 19 Beta, depois de fazerem seus backups, podem atualizar o sistema pelo gestor de atualizações normalmente e aplicar algumas modificações que devem ser feitas via terminal nesta ordem:

sudo apt remove ttf-mscorefonts-installer
sudo apt install libreoffice-sdbc-hsqldb sessioninstaller ttf-mscorefonts-installer
sudo rm -f /etc/systemd/logind.conf
sudo apt install --reinstall -o Dpkg::Options::="--force-confmiss" systemd
sudo rm -f /etc/polkit-1/localauthority/50-local.d/com.ubuntu.enable-hibernate.pkla

Para os usuários da versão 18.3, os desenvolvedores informaram que ainda vão produzir as instruções de atualização, então teremos que esperar um pouco até termos as instruções oficiais, mas se for de alguma forma semelhante com a atualização da versão passada, será mais ou menos como mostramos neste vídeo: 

Você pode baixar o Linux Mint 19 “Tara” na versão Cinnamon, seja em download direto ou por torrent nesta página. Você também encontra na mesma página o download para versões de 32 e 64 bits.

Você pode também baixar a versão com XFCE aqui e ler sobre as novidades da versão nas notas oficiais aqui.

Se você preferir a versão com MATE do Linux Mint, você pode fazer o download aqui nesta página e ler sobre as novidades da release aqui.

Sugestão para o pós-instalação do Linux Mint

O Linux Mint possui um sistema de gerenciamento que permite que qualquer pessoa, com ou sem conhecimento técnico, use o sistema, aqui segue um vídeo com “coisas para você fazer depois de instalar o Linux Mint” sem precisar usar o terminal para nada:

Aproveite e conte pra gente o que você está achando desta nova versão, qual o recurso novo que você mais gostou? O que ainda está faltando para o Mint ficar ainda melhor?

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
2695 postagens

Sobre o autor
Criador do blog e canal Diolinux, alguém que acredita em liberdade de escolha e é apaixonado por música e tecnologia.
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Snap Store tem revisão manual de aplicativos

    Notícias

    WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

    NotíciasVídeo

    Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!