Como remover ruído de som com o Audacity - Tutorial Fácil! - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Como remover ruído de som com o Audacity - Tutorial Fácil!

Aprenda a usar a ferramenta de redução de ruído que está disponível no Audacity gratuitamente.

terça-feira, 3 de julho de 2018

/ por Luana Cristina Queiroz
Há algum tempo postamos no YouTube um tutorial de como melhorar o áudio do seu vídeo com o Audacity. Embora o primeiro passo para uma boa qualidade sonora seja a captura do áudio, nem sempre temos um ótimo equipamento em mãos, por isso é sempre bom termos uma alternativa para deixar nosso áudio com a melhor qualidade possível.






O Audacity é um software Open Source, que você encontra em versões para Linux, Windows e macOS. Essa ferramenta pode ser encontrada facilmente nas lojas de aplicativos da sua distribuição Linux favorita.

Após instalar o aplicativo e inicializá-lo, basta você arrastar o áudio desejado para dentro do aplicativo, ou simplesmente localizar o seu arquivo através do menu "arquivo > abrir..."




Assim que o áudio estiver completamente carregado no Audacity você irá identificar o ruído no seu áudio selecionando o trecho a ser melhorado.

Após selecionar, clique na opção "efeitos > redução de ruídos"





Clique na opção “obter perfil do ruído” para que o programa “entenda” que aquele é o perfil do ruído que você deseja identificar e remover.




Assim que identificar o ruído, clique novamente na opção “efeitos > redução de ruídos”


Agora no passo 2, nos voltaremos para as configurações, assim poderemos escolher como desejamos que este ruído seja removido. As configurações mostradas quando você seleciona a opção “redução de ruídos”, já são configurações predefinidas e particularmente, não vejo a necessidade de alteração dessas configurações, mas é claro, você pode testar e se adaptar ao que fica melhor para você.


Para aplicar somente na parte selecionada é só clicar no botão “OK”. Agora, caso tenha identificado o ruído em outras partes dos áudio e deseja removê-lo, basta selecionar todo o arquivo (ctrl+A) para que o áudio inteiro seja tratado.



É isso ai, espero que esta dica seja útil para você. Caso queira acompanhar passo a passo do procedimento e dicas úteis é só conferir o vídeo abaixo.


Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo