Sistemas operacionaisTutoriaisUbuntu

Como resolver o problema de usar o botao direito do touchpad no Ubuntu 18.04 LTS

Neste artigo vamos mostrar como consertar um “probleminha” bem chato que acontece quando instalamos o Ubuntu 18.04 LTS (com o GNOME) em um notebook, quando clicamos com ele em qualquer lugar e ele é incapaz de abri o menu de contexto como estamos acostumados.

Na verdade, esse recurso vem desabilitado por padrão e deveria ser habilitado automaticamente quando fosse detectada a utilização por parte do usuário.

Para corrigir é bem simples, primeiramente vamos instalar o GNOME Tweaks que está disponível na loja de aplicativos do Ubuntu (Ubuntu Software Center).

Depois procuramos pelo programa na Dash por Tweaks (ou “Ajustes”), e assim vai aparecer o ícone do programa para você com o nome “Ajustes”. Clique nele para abrir o programa.

Feito isso vamos para a aba “Teclado&Mouse” (essa que fica do lado esquerdo). Depois vamos na sessão “Emulação de clique do mouse” e muito provavelmente vai estar configurada para a opção “Dedos”, essa opção é que impede o funcionamento correto do clique com o botão direito do touchpad (e em alguns casos o touchpad também não funciona adequadamente).  

Para corrigir basta clicar na opção “Área”, isso fará o touchpad voltar a funcionar normalmente.

Como resolver o problema de usar o botao direito do touchpad no Ubuntu 18.04 LTS

Conte aí nos comentários se a dica ajudou você a solucionar esse “probleminha”. =)

Até uma próxima e um forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!