AplicativosSistemas operacionais

TOP 7 de aplicativos para a sua produtividade no Linux

Nos dias de hoje a produtividade é um fator essencial, tanto no ambiente de trabalho, quanto no pessoal, tornando assim o seu dia a dia mais eficaz. Pensando nisso vamos mostrar 7 aplicativos que vão te ajudar a fazer todas as suas tarefas e otimizar o seu tempo.

1 – Primeiro vamos mostrar um complemento para o Google Chrome e outro para o Mozilla Firefox, que são respectivamente Go PiP (Chrome) e Floating for YouTube (Firefox e Chrome).

Esse complemento permite que você assista vídeos do YouTube e NetFlix em uma janela em pop-up, assim podendo continuar os seus afazeres. Fizemos um vídeo lá no canal explicando melhor e nele tem os links para baixar o complemento

2 – O segundo aplicativo da lista já deu as caras aqui no blog, estamos falando do Franz, um agregador de serviços de mensagens como Web WhatsApp, Telegram, Slack, Skype, Messenger, Discord, Hangouts, entre outros. Ele pode ser instalado via pacote .deb ou ser utilizado via AppImage (caso você não use uma distro base Ubuntu ou não queira instalar ele no seu computador). Você pode baixar os pacotes do site oficial acessando esse link.

3 – O terceiro item da nossa lista é um organizador de “post it” (notas rápidas), que vai ajudar (e muito!) quem precisa ver várias anotações para poder se organizar no dia a dia. Estamos falando do Simplenote ( que já deu uma passadinha aqui no blog) e se mostrou uma alternativa ao Evernote e ao Google Keep. Tendo uma interface simples e intuitiva, você não vai ter problemas em adaptar-se a ele. Para baixá-lo basta acessar esse link e escolher o formato que preferir.

4 – No quarto item, temos uma ferramenta para “Screenshots” (“fotos da tela”, na tradução livre), que conta com inúmeras ferramentas que vão lhe ajudar a colocar um texto, uma marcação de um item na tela ou o que a sua imaginação quiser. =). O nome deste App é o Shutter, que já fizemos um artigo no site explicando como habilitar a edição no Linux Mint, vale a pena conferir.

5 – Você também pode baixar ele na loja de aplicativos da sua distro preferida, basta procurar por “shutter”. Se preferir baixar o aplicativo de forma independente, basta acessar o site.

Na quinta posição temos o Dropbox, um dos aplicativos de armazenamento em nuvem mais populares do mundo, ao lado de Google Drive, One Drive, entre outros. Ele é muito simples de se utilizar e possui uma boa integração com os gestores de arquivos mais famosos no mundo Linux.

A instalação não poderia ser mais simples, procure por “dropbox” na loja de aplicativos da sua distro e instale, se você preferir, também é possível fazer o download do Dropbox diretamente do site oficial com pacotes prontos para instalar dando dois cliques nas principais distros Linux.

6 – Em sexto lugar, temos a dica de um player realmente “campeão” e “polivalente”, estamos falando do VLC Player. Esse player literalmente abre qualquer formato de vídeo e áudio, ou chega muito próximo disso. Com uma interface bem simples e intuitiva, você pode além de ouvir músicas e ver vídeos, também usar um link do YouTube e ver nele (via streaming). O VLC tem muitas funcionalidades que fica até difícil de listar, por ser este”canivete suíço” de funcionalidades, ele certamente merece estar nesta lista. Fizemos um artigo de como instalar a ultima versão dele no Ubuntu e no Mint que você pode conferir acessando esse link. Se preferir baixar no site dele, é só acessar esse link.

7 – Na sétima e última posição, vamos citar um aplicativo para agilizar as suas buscas tanto dentro do sistema quanto na internet, o nome do aplicativo é CEREBRO. Ele se assemelha muito ao Spotligh do macOS e também ao Synapse. temos um vídeo no canal mostrando como usar o CEREBRO, confira logo abaixo.

Bom, espero que tenha gostado da lista e ter ajudado um pouco na sua produtividade. Mas conte aí nos comentários qual programa você acrescentaria nessa lista.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!