Linux MintSistemas operacionaisTutoriais

Veja como atualizar o seu Linux Mint com segurança da versão 18.3 para a 19

Depois de mais uma semana depois do seu lançamento (29/06), a equipe do Linux Mint disponibilizou um passo a passo de como atualizar da versão 18.3 para a 19.

O upgrade do Linux Mint está disponível  nas três interfaces gráficas do sistema, que são o Cinnamon, XFCE e MATE via a ferramenta de linha de comando “mintupgrade“. Para quem está usando uma versão anterior a 18.3, como a 18, 18.1 e 18.2, é altamente recomendado fazer um update via o aplicativo “Mint update” para a versão 18.3 e depois para a versão 19.

Vale ressaltar, que o líder do projeto, Clement Lefebvre, pede cuidados e precauções na hora de se fazer o upgrade, pois ele lembra que as versões Linux Mint 17.x (17, 17.1, 17.2 e 17.3) tem suporte até 2019 e as versões 18.x (18.1, 18.2 e 18.3) tem suporte até 2021 e para muitas pessoas, atualizar não é realmente uma necessidade.

Ainda complementou com uma frase “If ain’t broke, don’t fix it” (algo como “se não está quebrado, não precisa consertar.”).

Mas se você realmente quer atualizar o seu sistema, seja por curiosidade de ter as tecnologias mais novas ou para corrigir algum bug ou ainda na necessidade de algum software mais atual, temos dois métodos.

Leia também – Linux Mint 19 “Tara” disponivel para download

O primeiro seria a instalação “limpa”, que nada mais é do que a instalação direta do sistema operacional no seu computador, formatando o seu disco. Nesse caso você “espeta” o seu pendrive ou coloca o seu DVD e formata o seu computador do zero. Sempre lembrando de se fazer o backup dos seus arquivos mais importantes antes de realizar o procedimento.

Já o outro método para atualizar o seu Linux Mint, será via terminal em quatro etapas que vamos mostrar abaixo.

Antes de começar, atualize o seu sistema para receber as ultimas atualizações e assim instalá-las, considere usar o Timeshift para criar um backup do sistema, feito isso vamos lá:

1. Baixando a ferramenta Mint Upgrade

Primeiro vamos baixar e instalar o “Mint Upgrade”, pois sem ele não vai ser possível (até o momento) mas é um procedimento bem simples. Para baixar vamos precisar o seguinte comando no terminal:

sudo apt install mintupgrade -y
Veja como atualizar o seu Linux Mint com segurança da versão 18.3 para a 19
 
2Y0yQZC2N02Ue DtsNtybublYdC4dF AJ7FXGYwZLm5 KGJTPb5jp6SAHKpuzoWESeiWkR2QE13aw7nOZtIzVEYMx9bR eZnj2Ect3yWM2g4uyUOytzEGE2P7O1 XHcfq
 

2. Checando novas releases

Vamos agora rodar o comando que vai “simular” o processo de atualização, assim buscando os pacotes que serão baixados e instalados, também será feita uma verificação de erros e conflitos com a sua configuração atual. Se for percebido algum erro ou incompatibilidade, é altamente recomendado a correção pois esses pacotes podem impedir o upgrade completo do sistema. Pode haver problemas com PPAs de terceiros.

mintupgrade check
Veja como atualizar o seu Linux Mint com segurança da versão 18.3 para a 19
Veja Veja como atualizar o seu Linux Mint com segurança da versão 18.3 para a 19

3. Baixando os pacotes do upgrade

Agora vamos rodar o comando que vai baixar os pacotes necessários para o upgrade do seu sistema.

mintupgrade download
 Veja como atualizar o seu Linux Mint com segurança da versão 18.3 para a 19

4. Instalando o upgrade para o Linux Mint 19

Finalizando vamos rodar o comando que vai instalar o upgrade do Linux Mint 19.

sudo mintupgrade install -y

Feito isso, o upgrade para a versão 19 do Mint será inicializado. Lembrando de sempre acompanhar o processo de atualização para ver se não tem algum erro que precisa ser corrigido. No final vai aparecer essa mensagem.

Veja como atualizar o seu Linux Mint com segurança da versão 18.3 para a 19

O processo pode levar alguns minutos dependendo da sua internet e hardware. Depois de terminado o processo basta reinicializar o sistema que o Linux Mint 19 estará pronto.

Veja como atualizar o seu Linux Mint com segurança da versão 18.3 para a 19

Com isso você conseguirá atualizar o seu Linux Mint sem maiores problemas, aguardo você até uma próxima oportunidade, forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!