Fazendo a pós-instalação do Arch Linux com i3+Polybar+Pywal - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Fazendo a pós-instalação do Arch Linux com i3+Polybar+Pywal

Aprenda a fazer a pós-instalação do Arch Linux com i3, Polybar e Pywal.

sábado, 25 de agosto de 2018

/ por Dionatan Simioni
O Arch Linux é uma distro que permite que você customize a instalação de todos os pacotes de software que farão parte do seu sistema, mas por ser, em sua forma padrão, uma distro de configuração bastante manual, é natural "perder tempo" configurando o Arch para deixar ele do seu jeito. No artigo de hoje o nosso amigo Marcos, do canal Terminal Root, vai te dar algumas dicas de pós-instalação do Arch Linux, ideal para quem quer um ambiente minimalista.

Arch Linux - Pós-instalação






O i3 é um Window Manager muito minimalista, mas ele fica melhor quando personalizado. Neste artigo vamos falar sobre ele com a pós-instalação do Arch Linux do i3 (clique aqui para ver um vídeo sobre i3 no Ubuntu Minimal), Polybar, Pywal e mais dos aplicativos listados abaixo de forma Automatizada com Shell Script!

Os pacotes necessários para este tutorial serão:
  • xorg;
  • fonts;
  • lightdm;
  • xterm;
  • firefox;
  • e bash-completion.

Após a instalação do Arch Linux, muitas pessoas perdem muito tempo para deixá-lo pronto pro uso com i3, Polybar e Pywal, nesse caso utilizamos Shell Scripts que automatizam e aceleram todo o processo.

Instalamos o wget, pois ele só existia no CD de boot do Arch . Após baixamos nosso software para pós-instalação automatizada, damos permissão de execução ao programa, verificando quais opções estão disponíveis com o parâmetro --help e otimizamos o espelho de rede, para que as instalações fiquem mais rápidas com o parâmetro --mirror.

Criamos e configuramos um usuário para ser o sudo. E então efetuamos a pós-instalação com nosso aplicativo ninja 😎 !!! Após finalizado, vamos reiniciamos o sistema.

passwd
pacman -Syu
pacman -S wget
wget terminalroot.com.br/pos-arch.in
chmod +x pos-arch.in
./pos-arch.in --help
./pos-arch.in --mirror
./pos-arch.in --sudouser [seu-usuario]
./pos-arch.in --install
reboot

Após iniciar sessão gráfica no i3 , instalamos o Polybar e o Pywal com outro Shell Script Ninja: o Popy
git clone https://gitlab.com/terminalroot/popy.git
cd popy && ./popy.in --all
Além de outras dicas complementares que podem ser consultadas assistindo o vídeo abaixo:


Aprenda a criar aplicativos semelhantes ao pos-arch.in e o popy de forma PROFISSIONAL e EXTREMAMENTE AVANÇADA, se você ainda não tem muitos conhecimentos em Shell Script e está procurando uma forma eficaz de aprender do zero? Ou quem sabe você já possui conhecimentos em Shell mas quer evoluir e aprender a criar manuais, processos, games, animações, instaladores e muito mais? Então não deixe passar a oportunidade de conhecer o "Curso Extremamente Avançado de Shell Script" que oferecemos junto com a galera do Terminal Root, são 3 cursos pelo preço de um, conheça aqui.

Links Úteis

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo