Conheça as novidades da versão 15.7 do Linux Deepin - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Conheça as novidades da versão 15.7 do Linux Deepin

A nova versão do Deepin vem prometendo menos consumo de memória RAM em relação ao Ubuntu.

sexta-feira, 24 de agosto de 2018

/ por Ricardo Augusto V. Bugim
No último dia 20 (Agosto/2018) a equipe do Deepin lançou a nova versão do sistema, chegando à  versão 15.7 com algumas melhorias, correções e novidades em relação a versão 15.6.



Conheça as novidades da versão 15.7 do Linux Deepin.





Uma das novidades foi a adoção de um novo padrão para a numeração de versões da distro, para assim facilitar a vida dos usuários.

Os desenvolvedores declararam que a partir da versão 15.7, o Deepin vai adotar o padrão x.y.z  para assim nomear a distro.

O X vai ser o número para identificar a versão principal, que hoje em dia é a 15, o que segundo comunicado deles, significa que é a versão desenvolvida e mantida desde 2015.

Já o Y significa o número da a “sub versão” do sistema, que vai receber atualizações a cada 3 meses, como se fosse um milestone.

Já a letra Z é a atualização “secundária” do Deepin, que deverá aparecer somente quando houverem atualizações importantes entre dois lançamentos X.Y.

Quando o valor Y  nas versões for um número par, isso significa que elas receberão mais ênfase em atualização de recursos, já as que possuírem um valor ímpar terão maior ênfase em trazer otimizações para o sistema e aprimorar a estabilidade do mesmo. 

Portanto o Deepin 15.7 vai ser o primeiro a “inaugurar” essa nova forma de nomenclatura.

Outra novidade é que o Deepin 15.7 está em sincronia completa com os repositórios do Debian com as últimas atualizações disponíveis nele, dessa forma, se você fizer um update das versões anteriores para a nova, terá em média uma atualização de 1GB e dependendo da sua internet, isso pode levar um tempo, ou seja, é bom ter paciência para fazer este upgrade. 

Outro ponto que eles mencionam é o tamanho da ISO do sistema, que nessa versão está mais enxuta em relação a anterior, a versão nova tem 2.5GB, o que não é pequeno, comparado a outras distros, mas também não é gigante.

Os desenvolvedores também anunciaram a otimização e uma série de ajustes no consumo de memória, indo dos atuais 1.1Gb para apenas 830MB e se tiver placa de vídeo dedicada esse consumo pode cair mais um pouco, indo para 800MB.


O que mostra que usuários de notebooks com placas híbridas receberam um pouco mais de atenção neste lançamento.

A primeira novidade pra essa galera, foi o aprimoramento do modo de economia de energia, que segundo o pessoal do Deepin é acionado de forma automática quando o notebook está usando somente a bateria, e a economia de energia pode chegar até a 20%.


Outra coisa muito boa que foi incluída, foi o NVIDIA-PRIME para quem tem gpu's híbridas e precisa gerenciar qual placa de video usar.



Um ponto que os usuários do Deepin reclamam é a lentidão dos repositórios da distro, mesmo com os esforços da comunidade em disponibilizar servidores próximos aos usuários, nem sempre tem o resultado esperado, pois os servidores do Deepin ficam na China. Pensando nisso, eles incluíram uma notificação no launcher avisando que o download pode demorar.



Falando em launcher, foi incluída a sessão “Categorias” dos aplicativos quando ativado o “modo min”  do menu do Deepin.



Para finalizar, alguns bugs corrigidos:

● Corrigido o “leak” de memória causado pela troca de papéis de parede;

Corrigido o problema de deadlock da janela de propriedades no File Roller;

Corrigida perda de ícone no Launcher;

Corrigida a confusão do Intel Compatible Mode e Intel Acceleration Mode no Deepin Graphics Driver Manager;

Para maiores informações, você pode acessar o blog deles.

Agora conte aí nos comentários o que você achou dessas novidades e se já atualizou o seu Deepin. =)

Até uma próxima e um forte abraço.

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo