GNOMESistemas operacionaisUbuntu

7 atalhos simples para facilitar a sua experiência no GNOME do Ubuntu

Atalhos sempre são bem vindos, eles nos ajudam a ser mais produtivos com o computador no dia a dia,no artigo de hoje vamos mostrar alguns atalhos para quem está usando o GNOME no Ubuntu  e claro, não vamos mencionar os atalhos universais como Ctrl+C (Copiar), Ctrl+V (Colar) e Ctrl+S (Salvar). Vamos lá:

1 – Abrir o Dash 

Para abrirmos o Dash do GNOME e procurar algum aplicativo instalado, ver as áreas de trabalho disponíveis e ainda procurar por aplicativos não instalados (e que estejam nos repositórios ou na GNOME Software) basta pressionar a tecla Super (ou a tecla com o símbolo do Windows)

Se você quiser abrir o Dashboard do GNOME diretamente na grade de aplicativos, basta pressionar a combinação tecla ”Super+A”..

2 -Abrir o terminal

Quando precisamos executar algum comando, como atualizar o sistema, instalar um aplicativo ou qualquer outra ação que precise do terminal, podemos facilitar essa tarefa utilizando o seguinte atalho Ctrl+Alt+T e “voilà” , terminal aberto.

3 – Bloquear a tela 

Se você precisar sair por alguns momentos da frente do seu computador e não quer que ninguém fique bisbilhotando, , você pode bloquear a sua tela com usuário e senha, basta apertar Super+L ou Ctrl+Alt+L

4 – Minimizar todas as janelas abertas

Se você estiver querendo minimizar de uma vez todas as janelas abertas dos programas, basta apertar Super+D ou Ctrl+Alt+D e para maximizar todas novamente basta pressionar novamente.

5 – Alternar entre os aplicativos abertos

Se você tem muitos apps abertos e se perde com tantas janelas, esse atalho vai lhe ajudar.r. Pressione a combinação Super+Tab ou Alt+Tab e assim você vai ver todos os apps abertos e circular entre eles, podendo selecionar a aplicação desejada.

6- Fechar todas janelas de um determinado aplicativo

Se você precisar fechar todas as janelas de um determinado aplicativo, como o Firefox por exemplo, basta selecionar a janela da aplicação com o mouse e pressionar: Ctrl+Q e pode usar tb o Ctrl+W

7 -Fazer logoff/logout (Encerrar a Sessão)

Se você precisar fazer logoff/logout do sistema, existe um atalho que é bem conhecido, o Ctrl+Alt+Del.

Feito isso vai aparecer uma janela pedindo a sua confirmação para prosseguir.

Esses são alguns dos atalhos que podem facilitar o seu dia a dia.

Conte aí nos comentários se você usa algum atalho diferente e em qual ambiente gráfico.

Um forte abraço e até a próxima.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!