Sistemas operacionais

Como instalar produtos Razer no Linux

No artigo de hoje vamos ensinar a instalar os produtos da Razer nas distribuições Linux mais populares através do projeto OpenRazer.

Os produtos da Razer são bem conceituados por terem um acabamento de primeira, terem uma melhor performance nos jogos e além da configuração avançada para os periféricos, como teclados, mouses, mousepads e headsets, porém, os aplicativos que fazem isso só possuem versão para Windows e macOS,deixando o “pessoal do Pinguim” sem suporte oficial nesse quesito. Apesar disso, você não ficará na mão, pois existem algumas alternativas muito boas para usar o seu Razer no Linux. 

O OpenRazer suporta oficialmente várias distros, aqui vamos falar sobre o Ubuntu e o Linux Mint, mas se você usa Fedora, openSUSE, Manjaro ou afins, basta seguir as informações do site oficial

Primeiramente precisamos instalar o driver da Razer, o OpenRazer, faremos isso incluindo o PPA do projeto. Ele tem duas versões, uma stable (estável) e outra em constante desenvolvimento, a daily (instável). 

Para adicionar o PPA podemos fazer de duas formas, graficamente ou via terminal. Se você quer ver como se adiciona um PPA de forma gráfica confira esse artigo no blog explicando o procedimento. Vamos aos comandos, que são bem simples.

Vamos adicionar a versão stable do OpenRazer

Primeiro abra o terminal via o menu da sua distro ou apertando Ctrl+Alt+T.

sudo add-apt-repository ppa:openrazer/stable -y && sudo apt update && sudo apt install openrazer-meta -y

Depois disso basta reiniciar o seu computador. Lembrando que esse repositório tem suporte para o Ubuntu 16.04 ou posterior e Linux Mint 18 ou posterior. A reinicialização é necessária pois trata-se de um módulo que será adicionado ao Kernel da sua distro.

Feito isso você vai poder escolher 3 programas para gerenciar os seus periféricos Razer, vamos mostrar como instalar os 3, ambos tem recursos semelhantes mas com visuais diferentes.

O primeiro é o Polychromatic, o mais belo provavelmente,é bem fácil de instalar, basta adicionar o PPA do projeto e instalar o mesmo, através dessa linha de comando, de forma semelhante ao que você fez com o próprio OpenRazer

sudo add-apt-repository ppa:polychromatic/stable -y && sudo apt update && sudo apt install polychromatic -y

O segundo é o RazerGenie que você pode instalar de duas formas, baixando e instalando via pacote .deb ou utilizando o repositório dele.

Para baixar o pacote .deb basta clicar neste link (é para a versão do Ubuntu 18.04). Mas se você preferir usar o repositório, o procedimento é esse:

sudo sh -c "echo 'deb http://download.opensuse.org/repositories/hardware:/razer/xUbuntu_18.04/ /' > /etc/apt/sources.list.d/hardware:razer.list" 
sudo apt-get update
sudo apt-get install razergenie -y

O RazerGenie também está disponível via Flatpak, no Linux Mint, basta pesquisar por ele na loja de aplicativos, no Ubuntu, você precisará ativar o suporte ao Flatpak e ao Flathub.

Vídeo: Ubuntu – Flatpak e Flathub via GNOME Software

E se precisar da chave pública, o procedimento é esse aqui:

wget -nv https://download.opensuse.org/repositories/hardware:razer/xUbuntu_18.04/Release.key -O Release.key
sudo apt-key add - < Release.key
sudo apt-get update

Por último temos o razerCommander, ue você pode instalar via flatpak ou .deb. Para saber como instalar o Flatpak na sua distro, confira esse artigo no blog ensinando como se faz. E para baixar o .deb basta acessar este link.

E também fizemos um vídeo mostrando como o mouse da linha Abyssus se comporta no Linux.

Conte aí nos comentários se você tem algum periférico da Razer e se essa dica lhe ajudou a configura-lo melhor.

Até uma próxima e um forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!