Linus Torvalds solta e-mail pedindo desculpas pelos anos de "destempero" e "tira férias" do Linux - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo.

Responsive Ad Slot

Linus Torvalds solta e-mail pedindo desculpas pelos anos de "destempero" e "tira férias" do Linux

Em e-mail mandando ao LKML, Linus pede desculpas pelos anos de “destempero” com os outros devs e “pede um tempo” para pôr a cabeça no lugar.

terça-feira, 18 de setembro de 2018

/ por Ricardo Augusto V. Bugim
No último Domingo (16), o mundo do open source foi pego de surpresa com um e-mail mandando pelo “pai” do projeto Linux, Linus Torvalds. Ele mandou e-mail falando das correções e melhorias no rc4 da versão 4.19 do Kernel Linux, quando que no meio do e-mail ele solta uma notícia “bombástica” para o mundo open source. Ele vai “tirar umas férias” do projeto.


Linus Torvalds solta e-mail pedindo desculpas pelos anos de "destempero" e "tira férias" do Linux





Nas palavras de Torvalds, ele precisava “se olhar no espelho e ver o que estava errado”. Por muitos anos Linus foi famoso por não ter um temperamento nada tranquilo com outros desenvolvedores do Kernel Linux, como o famoso caso de quando mandou a NVIDIA “pra’quele lugar”, acompanhado de um gesto nada educado e que o marcou para sempre.

No longo e-mail no LKML, ele reconhece que esse comportamento não foi nada profissional e totalmente desnecessário, pedindo desculpas pelos seus atos. O trecho que ele fala sobre o assunto é esse:

“É aqui que entra o momento ‘se olhar no espelho’.
Esta semana as pessoas da nossa comunidade me confrontaram como na minha vida eu não entendia as emoções das pessoas . Meus assustadores ataques em e-mails foram
não profissionais e desnecessários. Especialmente nos momentos em que fiz os comentários de forma pessoal. Na minha busca por um melhor patch, isso fazia sentido para mim.
Eu sei agora que isso não foi “OK” e eu realmente sinto muito.
... é uma maneira dolorosamente longa de análise pessoal para poder chegar e dizer: Hey, eu preciso mudar os meus comportamentos e eu quero pedir desculpas  as pessoas que o meu comportamento pessoal machucou e que possivelmente afastei completamente do desenvolvimento do Kernel.
Vou tirar uma folga e obter alguma ajuda sobre como entender as emoções das pessoas e responder adequadamente.”

Ainda não se tem maiores informações (até o lançamento dessa publicação) o que teria motivado essas “férias” do Linus Torvalds do projeto Kernel Linux. Outro ponto importante a mencionar é troca dos “códigos” interpessoais de conduta. Antes era o “code of conflict” (código de conflito) e um resumo seria que o código do Kernel Linux seria a coisa mais importante e pede que os devs sejam “excelentes” uns com os outros. Já o novo código de conduta vem para estabelecer novos padrões de comportamentos, como a positividade entre os membros, sejam profissionais, acolhedores e inclusivos. Você pode ler o novo código de conduta aqui

Esperamos que o Linus Torvalds possa melhorar e voltar o mais rápido possível e também veremos como o “filho” se sai sem o “Pai” nessa nova fase.

Deixa aí nos comentários o que você achou dessas “férias” do Linus Torvalds.

Até a próxima e um forte abraço.
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo