Linux MintSistemas operacionais

Linux Mint 19.1 já tem nome e estimativa de lançamento!

Em uma nota extremamente rápida no blog do Linux Mint, os desenvolvedores anunciaram o novo codinome do Linux Mint 19.1, além da estimativa de lançamento.

Os desenvolvedores do Linux Mint anunciaram que o sistema com a primeira atualização grande da série 19.x, a versão 19.1, será lançada entre o final de Novembro e o início de Dezembro deste ano, um belo presente de Natal, não é verdade? Tendo suporte estendido (LTS) até 2023, os usuários do Linux Mint 19 poderão atualizar para esta nova versão do sistema facilmente pelo próprio gestor de atualizações do sistema.

E o nome?

Seguindo a tradição de seguir a ordem alfabética, usar nomes femininos e que terminem com a letra “A”, os desenvolvedores anunciaram que o novo codinome do Linux Mint 19.1 é “Tessa“.

Tessa é um nome que pode ter origens diferentes, inglesas, norte-americanas ou gregas. A versão inglesa/norte-americana costuma ser um modo reduzido do nome “Theresa” ou “Teresa”, que tem um significado relacionado a “colheita”, sendo usando para designar um ceifeiro; já o nome grego tem ligação com com a pequena ilha vulcânica de Thesaria, que é um paraíso turístico atualmente, possuindo menos de 400 habitantes, o nome “Tessa” neste caso acaba sendo usado para designar algum pessoa relaciona a colheita daquela região.

Na hora em que vi o nome lembrei da personagem “Tessa” da série Supernatural, que faz um trocadilho inteligente com o nome. Na série ela é uma “Reaper”, ou seja, uma “ceifadora”, fazendo alusão ao significado do nome, na mitologia da série, um “ceifador” é uma entidade responsável por “colher” as almas das pessoas que morrem e levá-las ao seu destino final, ela aparece pela primeira vez na segunda temporada da série durante o episódio “Na Hora da Minha Morte”.

Tessa em Supernatural

Tradicionalmente, “Tessa” também é um nome “independente”, como os falantes de língua inglesa costumam colocar. Uma criança que recebe o nome Tessa, geralmente não tem um segundo nome, o que mostraria confiança e firmeza.

Apesar dos desenvolvedores do Linux Mint terem anunciado o nome da nova atualização e a expectativa de lançamento, pouco se sabe ainda sobre o que de novo virá nessa atualização, uma das coisas esperadas é um redesenho para o software “Fontes de Aplicativos”, que deverá ganhar um visual mais moderno e condizente com o restante da interface:

Software Soucers Linux Mint 19.1

Alguns pormenores estão sendo trabalhados no tema Mint-Y do sistema, dando um pouco mais de contraste entre os itens, muitas destas mudanças também deverão ser incorporadas do LMDE 3, mas isso é tudo que temos de informação até o momento.

Conte-nos através dos comentários, que funcionalidades novas ou aprimoradas você gostaria de ver no Linux Mint.

Até a próxima!

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!