AMDNotícias

Novo driver Mesa 18.2 se destaca por dar melhor suporte para GPUs AMD

Nos últimos tempos houve uma crescente onda jogos chegando ao Linux, ainda mais com a “forcinha” dada pela Valve via o Steamplay usando o Proton, fez com que o desenvolvimento dos drivers das empresas como Nvidia, Intel e AMD para a parte de GPUs dessem uma acelerada, algo como ir de 50km/h para 200km/h. Visto os recentes updates dos drivers da Nvidia, tanto na versão Stable quanto na versão Testing (Beta). 

E essa evolução se faz necessária, pois a API Gráfica VULKAN vem evoluindo também, como o DxVk e os drivers precisam acompanhá-la.

Na semana passada foi anunciado de forma oficial a disponibilidadeo da nova versão do MESA Driver, chegando na versão 18.2 e contemplando usuários da Intel e AMD, visto que a Nvidia tem o driver proprietário deles.

As melhorias anunciadas para AMD foram tanto para DareonSI (OpenGL) quanto para RADV (Vulkan) e compatibilidade com a nova tecnologia Vega 20. Outras novidades foram:

–  Suporte para melhor compressão de texturas STC;

– Anti-aliasing Radeon EQAA;

– OpenGL ES 3.2 e OpenGL 4.4 no RadeonSI;

– Adição de novas extensões para o Vulkan;

– Melhoria na velocidade da compilação do shader LLVM no RADV;

– Adição de extensões com recursos adicionais para Realidade Virtual utilizando VULKAN.

Outra melhoria que foi apresentada é dedicada aquem precisa fazer virtualização de sistemas operacionais. Na versão 18.2.0 do Mesa, temos o OpenGL 4.3 para os driver VirGL quando usado KVM nas máquinas convidadas,ambém virá ativado o recurso Broadcom V3D por padrão, melhorando assim o suporte ao cache do shader no processamento de sombras no RadeonSI.

Já para Intel, as novidades foram menores mas tiveram como a otimização para NIR, inclusão do OpenGL 4.6 e SPIR-V e extensões adicionais  para o ANV e a implementação do VULKAN para IPG.

Se você quiser experimentar essas novidades no Ubuntu, Linux Mint e derivados, pode adicionar esse PPAs, temos alguns artigos aqui no blog mostrando como adicionar eles via interface gráfica caso você não goste de usar o terminal.

Veja também: Y-PPA Manager, o programa ideal para quem tem alergia ao terminal

Veja também: Tudo o que você precisa entender sobre repositórios PPA: O que é, como instalar, dicas e recomendações

Existem dois repositórios PPA que lhe darão acesso às versões mais recentes do Mesa Driver, você pode escolher um dos dois e atualizar o seu sistema:

1 – O primeiro PPA é do pessoal do  “Ubuntu-X team” que ainda está na última versão estável, a 18.1, mas que vai chegar em breve, o PPA deles é o ppa:ubuntu-x-swat/updates

2 – A segunda opção é o “Padoka”, uns dos devs apoiados pela Valve, o PPA em questão atualiza os mesmos pacotes que o do Ubuntu-X Team:   ppa:paulo-miguel-dias/pkppa 

Alternativamente, se você quiser testar as novidades antes de todos, também é possível adicionar o PPA do repositório instável, recomendado apenas para usuários um pouco mais avançados que sabem se virar em caso de problemas:  ppa:paulo-miguel-dias/mesa

Caso você não use o computador para jogos o desempenho esteja satisfatório para você, mantenha o sistema como ele está, a atualização do Mesa Driver deverá chegar nativamente ao Ubuntu, Linux Mint e seus derivados assim que os desenvolvedores considerarem-no estável o suficiente.

Mantenha sempre o seu sistema atualizado, é de graça! 🙂

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!