NotíciasSistemas operacionaisUbuntu

Ubuntu 18.10 Beta está disponível para download, baixe agora!

Foi disponibilizado nesta Sexta-feira (28) o primeiro Beta oficial do Ubuntu, que está chegando na versão 18.10 com o codinome “Cosmic Cuttlefish”, trazendo algumas novidades.

A primeira novidade é a utilização do algoritmo de compressão criado pelo Facebook, o Zstandard (zstd), fazendo com que o Ubuntu 18.10 seja instalado de uma forma mais rápida em relação a versões anteriores que utilizavam às ferramentas de compressão e descompactação Xz e Gzip.

A segunda novidade é a utilização da versão 4.18 do Kernel Linux, assim trazendo melhorias de desempenho, correções de bugs e o suporte mais amplo para novos hardwares e dispositivos.

A terceira novidade nessa nova versão do Ubuntu é a utilização do novo tema, que foi redesenhado e agora se chama Yaru (antes ele se chamava Communitheme). Uma curiosidade é que o tema não modifica os ícones de programas de terceiros, como Firefox, LibreOffice e Thunderbird por exemplo, assim deixando os ícones “originais” deles, isso pode ser bom ou ruim mas aí vai depender do “gosto do freguês”.

A quarta grande novidade é a adoção do GNOME 3.30 como padrão, esse trazendo otimizações e melhoramentos graças ao GJS (Gnome Javascript) trazendo assim uma melhor utilização da memória RAM pelo ambiente e também o melhoramento do desempenho do GNOME no geral.

Na parte dos Snaps também houve novidades, agora os publishers vão ter um selo ao lado do nome, assim dando autenticidade que aquele Snap foi feito por aquela empresa. Um exemplo que podemos citar é o Snap do Spotify, que agora tem o selo de autenticidade, indicando que aquele snap foi feito pela empresa Spotify de fato, assim dando mais segurança aos usuários. E outra novidade, é o ocultamento automático dos pontos de montagem dos Snaps, que deixava uma boa parcela dos usuários bem incomodados.

Outras novidades do Ubuntu 18.10:

● Wallpaper com o novo mascote, o Cuttlefish;

● O Ubuntu Software vai remover as dependências dos programas quando esse for desinstalado;

● O Ubuntu Report agora vai coletar como informação a quantidade de discos você usa e o tamanho deles;

Mozilla Firefox 61, LibreOffice 6.1.1, Shotwell 0.30 e o Thunderbird 52 (mas com a nova versão 60 prevista para os próximos meses).

Para baixar a ISO do Ubuntu 18.10 acesse este link.

Às flavours (sabores) do Ubuntu também estão liberando às suas versões com o novo Ubuntu e às que liberaram até o momento e que você pode baixa-las foram: 

Fizemos uma review bem bacana e que você pode conferir abaixo:

Até a próxima e um forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!