elementary OS 5.0 Juno lançado! Conheça as novidades e faça o download! - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

elementary OS 5.0 Juno lançado! Conheça as novidades e faça o download!

Conheça as novidades do elementary OS 5.0 Juno e faça o download da distro Linux.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

/ por Dionatan Simioni
Os desenvolvedores do elementary OS anunciaram a mais nova versão do sistema baseado no Ubuntu 18.04 LTS, que chega com melhorias visuais, de performance e recursos da interface.

elementary OS 5.0 Juno






Cassidy James Blaede, um dos principais desenvolvedores do elementary OS, anunciou o lançamento da versão 5.0 (Juno) do sistema através de um post no blog oficial do elementary OS, contando todas as novidades presentes na nova versão da distro.

Uma lapidação do Loki


O nome "Loki" aqui é uma referência ao codinome da versão imediatamente anterior do elementary OS, baseado no Ubuntu 16.04 LTS. Temos uma review dessa versão aqui no blog para você conferir inclusive, mas estrou trazendo o elementary OS Loki à discussão porque se você é o tipo de usuário que só "dá uma olhada" no sistema a cada lançamento, vai acabar vendo na versão atual, Juno, "apenas" uma lapidação  da versão Loki.

Temos poucas modificações visuais que saltam aos olhos, mas não deixe isso te enganar. Realmente o elementary OS 5.0 Juno é uma lapidação do que foi feito na versão anterior, mas existem muitos detalhes de usabilidade, coesão visual e recursos que foram modificados, ainda que não fique tão óbvio à primeira vista.

Mudanças sutis que fazem a diferença 


elementary OS AppCenter

Uma mudança bem sutil mas que causa uma sensação interessante, do ponto de vista de marketing (que é uma área que eu adoro), é a mudança na numeração. O elementary OS Loki respondia pela numeração "0.4.x", o que dava a impressão de que o sistema ainda não tinha chegado a sua maturidade, não chegando ao "1.0" ao menos. Nesta nova versão, para acabar com essa impressão, a nomenclatura ficou "5.0", e não "0.5", o que sem dúvida é algo positivo.

Ainda que o projeto seja sólido e tenha objetivos bem definidos, o elementary OS ainda tem muito chão pela frente para tornar o seu modelo de negócio algo tido como "extremo sucesso", mas sem dúvida, é algo que todos esperamos.

O elementary OS, neste aspecto, me parece ser o tipo de sistema que você pode dizer algo como: "OK, eu não concordo com o rumo que você estão dando, mas ao menos vocês tem certeza do que querem". Particularmente gosto de pessoas que tem objetivos claros e estão preocupados em agradar quem, igualmente, gosta da proposta.

Temos mudanças e refinamentos no painel de configurações do sistema, no WingPanel (Barra superior), um novo tema de ícones para as pastas e ícones remodelados para vários tipos de arquivos, entre muitas outras coisas.

Tivemos melhorias significativas também na loja de aplicativos "pay what you want" que o sistema possui, o que acabou atraindo mais e mais desenvolvedores para o sistema, colocando a distro um passo mais próximo de seu objetivo: tornar-se uma nova plataforma para softwares Open Source.

Conferindo os vídeos abaixo você terá uma noção clara de todas as novidades no sistema:





Além do elementary...


Apesar do elementary OS possuir um vasto ecossistema atualmente, muitas coisas ainda ficam à cargo da base Ubuntu que o sistema carrega. Em momento algum os desenvolvedores escodem isso dos usuários, muito pelo contrário, ao visitar a aba "Sobre" no painel de configurações, você verá a frase "construído sobre o Ubuntu 18.04 LTS".

Por conta disso, o elementary OS possui elementos comuns da versão LTS mais recente do Ubuntu, como o Kernel, a versão dos drivers e o "grosso" dos pacotes contidos em seu repositório. No momento atual, tudo o que você vê na tela do seu elementary OS é de responsabilidade dos desenvolvedores da distro, mas boa parte do que você não vê, vem do Ubuntu.

As versões LTS do Ubuntu são realmente muito sólidas e estáveis, especialmente a base do sistema, geralmente os bugs eventuais ocorrem em implementações de softwares e interfaces sobre e essa base, e não na base do sistema. Com o novo elementary OS você terá o Kernel Linux 4.15.x, drivers Nvidia 390.x e Mesa 18.1 (AMD e Intel), entretanto isso pode ser modificado adicionando-se PPAs , ou ainda, manualmente, o que requer um pouco de conhecimento avançado em Ubuntu para tal.

Falando em repositórios extras, apesar do elementary OS conseguir suportar Snaps, Flatpaks e PPAs, nenhum dos formatos é aceito nativamente, ficando a cargo do usuário fazer as modificações adequadas para ativar o suporte desejado.


Onde baixar a nova versão do elementary OS?


Ficou interessado e gostaria de baixar a nova versão dos sistema para fazer os seus próprios testes? Isso é muito simples, basta ir até o site do elementary OS e efetuar o download. Algo que gera um pouco de dúvida entre os novatos é que o elementary OS é um sistema "pague o que quiser", então na página de download você será convidado a fazer o download através de uma colaboração financeira; colaboração essa que pode ser de qualquer valor, inclusive, nenhum.

elementary OS Download Grátis


Caso queira baixar o elementary OS gratuitamente em um download direto ou por torrent, basta colocar "zero" como valor e baixar sem complicação. 

Por último, mas não menos importante, fica a recomendação para você conferir o artigo "7 coisas para fazer depois de instalar o elementary OS". Ele foi criado para a versão Loki, mas todos os procedimento continuam absolutamente válidos e necessários.

Até a próxima!

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo