Notícias

Google+ tem vazamento de dados de 500 mil usuários e Google confirma o seu fechamento para uso doméstico

Na tarde desta segunda-feira (8) a Alphabet (dona do Google) soltou uma nota através do blog do Google sobre o vazamento de dados de mais 500 mil usuários da sua rede social “Google+” e também o fechamento da mesma para usuários “normais”.

Segundo apuração feita pelo Wall Street Jounal, entre os anos de 2015 e 2018 uma falha no site da rede social do Google, o Google+, possibilitou que desenvolvedores pudessem ter acesso a informações como o nome completo; data de nascimento; sexo; fotos de perfil; lugares onde nascimento; ocupação e status de relacionamento dos usuários. Os dados expostos não incluíram postagens, mensagens, dados da Conta do Google, números de telefone ou conteúdo do G Suite no Google+.

Ainda segundo o comunicado no blog, eles iniciaram no começo do ano o Project Strobe – uma iniciativa que faz uma análise profunda de APIs de terceiros que tenham acesso aos dados da Conta Google e aos dispositivos Android.

Também foi verificado ao longos dos anos, que o engajamento no Google+ não atingiu um nível aceitável para que mantivesse esforços e investimentos na rede social. Foi verificado que 90% das sessões dos usuários do Google+ duram menos de 5 segundos.

O bug que foi relatado foi corrigido em março de 2018 e segundo a  análise do Project Strobe, duas semanas antes da correção foram afetadas até 500 mil contas e até 438 aplicativos que utilizavam o API do Google+ como integração.

Ainda segundo a análise, os desafios para manutenção e a criação de um Google+ bem sucedido e que atenda às expectativas dos usuários não são mais viáveis com o baixo acesso da rede social, então eles decidiram desativar a versão para usuários comuns. 

O Google decidiu que vai manter uma versão empresarial do Google+, visto que nesse segmento tem um engajamento e melhor aceitação nesse meio, a empresa irá implementar o encerramento do Google+ para usuários comuns dentro de 10 meses, planejado para Agosto do próximo ano e também vai disponibilizar nos próximos meses, ferramentas necessárias para que possa baixar ou migrar os dados.

Para maiores informações você pode acessar o blog do Google.

A ideia do Google+ como rede social no começo foi muito boa para concorrer o Facebook, mas a falta de investimento em divulgação a e algumas “trapalhadas” (como forçar o uso no YouTube no passado) ajudou para que o Google+ não fosse para frente.

Mas diz aí se você já usou ou usa o Google+.

Espero até uma próxima e um forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Audacity 3.5 traz salvamento na nuvem

    Notícias

    Endeavour OS Gemini permite escolher entre X11 e Wayland

    NotíciasVídeo

    Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!