GamesNotíciasSistemas operacionais

EA lança engine experimental Halcyon com suporte para Linux e VULKAN

Durante o evento “Meetup Khronos” em Munique (Alemanha) que aconteceu no final de semana passado (dias 26, 27 e 28), a EA mostrou a sua engine experimental para jogos com suporte para VULKAN e surpreendentemente para Linux também. 

Quem apresentou foi o Engenheiro Senior de Renderização II, Graham Wihlidal da SEED ( Search for Extraordinary Experiences Division ou “Divisão de Procura por Experiências Extraordinárias”) divisão da EA que procura por projetos “Extraordinários”.

O que foi surpresa, foi a EA a começar a usar VULKAN em uma engine para jogos, essa já sendo usada em outras engines como a Unreal Engine e a CryEngine, além de trazer o suporte para Linux também.

O projeto vai trabalhar com as APIs mais modernas do momento, como DX12 (Windows), Vulkan 1.1 (Windows, Linux) e Metal 2 (Apple). Uma amostra de como será a Engine com o vídeo abaixo da EA.

Como podemos ver, é um projeto promissor e ao que tudo indica, traz uma melhor qualidade aos jogos e um realismo muito maior.

Muitos vem se perguntando se a EA vai trazer os seus jogos para essa nova Engine e assim disponibilizar eles para Linux, uma pergunta difícil, mas esse é o primeiro passo. Se um dia não tínhamos a Steam no Linux e agora temos, quem sabe o futuro com a EA, não é?

Um movimento assim é muito bom para a concorrência no mercado e abre um leque maior de opções, trazendo novas ferramentas multiplataforma,

Se você quiser ver mais afundo o projeto, pode acessar aqui e aqui.

Espero você até uma próxima e um forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Snap Store tem revisão manual de aplicativos

    Notícias

    WordPress 6.5 tem o lançamento atrasado por bug

    NotíciasVídeo

    Ubuntu 24.04 tem novidade na loja de aplicativos!