Fedora 31 poderá deixar de ser produzido - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Fedora 31 poderá deixar de ser produzido

Desenvolvedores da distro consideram pular essa versão em nome de ajustes no processo de desenvolvimento do sistema

terça-feira, 27 de novembro de 2018

/ por Dionatan Simioni
O projeto Fedora é um dos mais vanguardistas quanto se fala de tecnologia open source e definitivamente não é um projeto que tem medo de se reinventar em busca de aprimoramento. Aparentemente 2019 será um ano muito importante para o Fedora e ele ficará em um certo hiato de lançamentos.

Fedora Linux






O projeto Fedora mudou várias vezes no passado, para exemplificar, até a versão 7, o projeto se chamava "Fedora Core", por conta dos repositórios principais e extras, na versão 21, tivemos a divisão em 3 versões, a Workstation, Server e Atomic e recentemente, tivemos o anúncio do projeto Silverblue.

A versão 29 do Fedora foi lançada há algumas semanas e nós fizemos uma análise das novidades para você conferir:


A versão 30 do Fedora deverá chegar em Maio de 2019 e ela será a única a ser lançada pelo projeto durante um período maior de tempo, talvez um ano inteiro, considerando até mesmo pular a versão 31, já que o Fedora costuma lançar versões mais regulares, de 6 em 6 meses, com possíveis (pequenos) atrasos. 

Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, é bom deixar claro que esse hiato de lançamentos não tem nada a ver com a compra da Red Hat pela IBM, se trata de um processo de remodelação do processo de construção da distro proposto pela própria comunidade e membros do Fedora.

A distro pretende remodelar a forma de fazer a automatização dos testes e melhorar o processo de lançamento dos softwares, assim como melhorar a infraestrutura do projeto em si, para tornar o Fedora mais escalável e melhor à longo prazo.

Apesar de serem poucas as palavras usadas para descrever a mudança, o procedimento é realmente massivo e isso ocupará os desenvolvedores, líderes e gerentes do projeto Fedora que estão a favor de pular o lançamento e o ciclo de desenvolvimento da versão 31 da distro para atingir esses objetivos.

Para garantir que os usuários do Fedora 30 tenha um suporte adequado, está sendo considerado aumentar o suporte da distro até que um próximo lançamento seja disponibilizado. No site do projeto Fedora foram publicadas algumas notas explicando alguns dos desafios e soluções proposta para essa reformulação.

Até a próxima!
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo