Veja como instalar o Ubuntu e o Mint em um notebook com GPUs hibridas (Intel + NVIDIA) - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Veja como instalar o Ubuntu e o Mint em um notebook com GPUs hibridas (Intel + NVIDIA)

Muitos têm dificuldades em instalar o Ubuntu ou o Mint em notebooks com gpus híbridas, vamos ensinar como contornar isso.

terça-feira, 20 de novembro de 2018

/ por Ricardo Augusto V. Bugim
Muitos que chegam ao Linux através do Ubuntu ou do Mint usam notebooks com o sistema híbrido de GPUs, em que o notebook tem duas placas de vídeo, uma sendo a integrada da Intel e a outra da NVIDIA na maioria das vezes.


Veja como instalar o Ubuntu e o Mint em um notebook com GPUs hibridas (Intel + NVIDIA)






Muitos notebooks não lidam bem com o driver open source nouveau, driver este mantido pela comunidade e com engenharia reversa em relação ao driver proprietário da NVIDIA. Por causa dessa barreira, muitos desistem em utilizar o Linux (mais específico deste tutorial, o Ubuntu e o Mint) e voltam a utilizar o Windows por causa disso, porém, esse problema é contornável, basta fazer um ajuste na tela de boot, esse ajuste é um parâmetro que faz com que o driver nouveau não seja carregado junto com o kernel e assim podendo subir o sistema e instalando o mesmo.

A tela que devemos fazer esse ajuste, é a tela logo após o boot, como se mostra na imagem abaixo.



Como podem ver, para editar as opções basta pressionar a tecla TAB  e assim ir para a tela seguinte onde vamos por o comando nouveau.modeset=0 splash quiet acpi=off


Depois disso o seu sistema é para subir sem muitos problemas e assim continuar a instalação. Lembrando que logo após a primeira reiniciada do sistema, é recomendado a instalação do driver proprietário da NVIDIA e assim desfrutar de melhor performance e estabilidade, principalmente para jogos e tarefas que exijam mais da sua GPU NVIDIA.

O Canal parceiro, O Cara do TI, fez um vídeo muito bacana mostrando como fazer isso no Mint, mas se aplicando ao Ubuntu também.

            

E se você quiser saber como ter a última versão do driver da NVIDIA, temos um vídeo no canal mostrando como fazer isso, vale muito a pena conferir.

            

Um agradecimento especial ao Cristiano, um dos principais nomes da comunidade Fedora no Brasil e que ajuda a difundir o Linux no Brasil. Foi ele que me ajudou a encontrar essa solução, muito obrigado Cris =) .

Um forte abraço e até uma próxima.
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo