Sistemas operacionaisTutoriais

Funtoo Linux – Instalação e Configuração

Funtoo é um sistema operacional livre, baseado em Linux, baseado no Gentoo e iniciado em torno de 2008 por Daniel Robbins. Hoje vamos explorar um pouco mais essa distribuição tão peculiar.

O primeiro passo é a instalação da distro em si. No vídeo abaixo configuramos nossa tabela de partições através do Ubuntu utilizando o Gparted, criando as seguintes partições dentro de uma partição estendida. 

Após isso, montamos as partições de root e boot e baixamos o stage3 para instalação do Funtoo 64-bit para dentro do diretório montado a partição de root e logo após isso já o descompactamos. Depois montamos os dispositivos necessários para efetuarmos o chroot e o fazemos em seguida. E então sincronizamos a àrvore de diretório do Portage com a oficial do Funtoo utilizando o comando egoe logo depois alteramos a fstab (mudamos o número das partições e alteramos o boot de noauto para defaults) e em seguida atualizamos os aplicativos do Portage.

Tratamos erros, adicionamos serviços para iniciar com o OpenRCe instalamos e configuramos o grub. Com tudo finalizado, saimos do chroot e desmontamos os dispositivos e reiniciamos a máquina para conferir. Assista o vídeo completo da instalação.

Configurando e instalando aplicativos

  • bspwm é um gerenciador de janelas leve, lado a lado, e minimalista escrito em C que organiza janelas em árvore binária completa. Seu tamanho instalado é menor que 600KB. O bspwm tem suporte para EWMH e múltiplos monitores. Ele responde apenas a eventos e mensagens X que recebe em um soquete dedicado de um programa incluído em seu pacote, o bspc
  • Polybar é uma ferramenta rápida e fácil de usar para criar barras de status. Ele tem o objetivo de ser facilmente personalizável, utilizando vários módulos que permitem uma ampla variedade de funcionalidades (editáveis), como a exibição de espaços de trabalho, a data ou o volume do sistema. O Polybar é especialmente útil para gerenciadores de janelas que possuem uma barra de status limitada ou inexistente, como awesome ou i3 . O Polybar também pode ser usado em ambientes de desktop completos , como o Plasma.
  • Rofi é um launcher que começou como um clone de simpleswitcher , escrito por Sean Pringle e posteriormente expandido por Dave Davenport .

Instalamos, ajustamos e configuramos esses e outros aplicativos conforme o vídeo abaixo:

Finalizando

Finalizamos a série sobre Funtoo Linux e mostramos como customizar o Polybar , Rofi e outros aplicativos e configurações. Logo no início (após logarmos com nosso usuário normal) configuramos o bspwm para iniciar setando configurações do rxvt-unicode, wallpaper e carregar o Polybar automaticamente. Elimine todas as dúvidas assistindo o vídeo abaixo que efetua todos os processos acima relatados, além de dicas adicionais.

Links Úteis

Aplicativos úteis

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!