NVIDIA PhysX torna-se Open Source e isso pode ser bom para os jogos em Linux - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

NVIDIA PhysX torna-se Open Source e isso pode ser bom para os jogos em Linux

Em anúncio feito no blog oficial da empresa, ela agora disponibiliza o NVIDIA PhysX de forma aberta para todos.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

/ por Ricardo Augusto V. Bugim
Nesta Segunda-feira (3) a NVIDIA anunciou através do seu blog a disponibilidade do código fonte do NVIDIA PhysX para que todos possam usar a sua Engine para simulação física de alta realidade e qualidade.

 NVIDIA PhysX torna-se Open Source e isso pode ser bom para os jogos em Linux






O anúncio foi feito pelo Diretor Sênior de Engenharia em Conteúdos e Tecnologia, Rev Lebaredian, que é também é responsável pelas tecnologias do GameWorks da Nvidia. No post ele fala o seguinte:

“Estamos fazendo isso porque a simulação física acabou sendo mais importante do que imaginávamos. A simulação física se encaixa com inteligência artificial, robótica e visão computacional, veículos autônomos e computação de alto desempenho. É fundamental para tantas coisas diferentes que decidimos disponibilizá-la ao mundo de forma em open source.”

Você pode ver uma demonstração do funcionamento do PhysX no vídeo logo abaixo.

           

O código do PhysX está sob a licença BSD-3, além da aceleração por GPU também estar sob essa licença. Para saber mais sobre ela, acesse este link. O código fonte também foi disponibilizado no GitHub.


O PhysX também tem integração com às Engines Unreal 3 e 4 e com a Unity3D. O anúncio completo e com mais detalhes você pode conferir diretamente no blog da NVIDIA.

Isso é uma notícia muito boa para os devs que queiram portar os seus games para Linux, pois agora vão ter a sua disposição mais uma ferramenta poderosa e assim podendo entregar cada vez mais produtos de altíssima qualidade no Linux e acabando aos poucos às diferenças que ainda existe em alguns títulos em relação ao Windows. Além é claro de abrir a possibilidade mencionadas pelo Rev, onde se poderá usar o PhysX em carros autônomos, IA e computação de alto desempenho.

O que você achou dessa liberação da NVIDIA? Você acha que isso pode trazer algum benefício a curto e a longo prazo para quem utiliza Linux?

Conto com vocês, até uma próxima! Um forte abraço.
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo