Como ter os ícones dos indicadores no elementary OS 5.0 Juno - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Como ter os ícones dos indicadores no elementary OS 5.0 Juno

Com a nova versão do elementaryOS, Juno, o ícone de alguns indicadores não aparece no wingpanel.

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

/ por Ricardo
O lançamento do elementaryOS Juno 5.0 trouxe algumas novidades, correções de bugs, atualizações dos programas, mas também trouxe alguns “probleminhas”, como a falta dos ícones de algumas coisas, como Steam, Discord, e outros ícones indicadores que aparecem regularmente na tray do sistema.

 Como ter os ícones dos indicadores no elementaryOS 5.0 Juno






Isso ocorre porque os desenvolvedores do elementary OS escolheram remover o suporte antigo que havia na distro através do “wing panel indicator ayatana”, gerando um problema semelhante com o que ocorre no GNOME Shell sem extensões.. Vamos mostrar como contornar esse problema com uma solução simples.

Contextualizando


Em Outubro de 2018, um usuário reportou que estava sem os ícones que mencionamos e até mandou uma screenshot mostrando que mesmo com a Steam e Discord abertos, eles não apareciam na “tray” do elementaryOS Juno, informando também ele tinha recém instalado a nova versão do sistema, vindo da versão anterior, Loki 0.4.1, onde esse tipo de coisa funcionava normalmente.



Outro usuário respondeu que o sistema de tray do Loki era o Ayatana Indicators e que ficou obsoleto e assim foi tirado da versão Juno, mas que ele tinha uma possível solução (podendo ser paliativa) e que tinha sido testada no PC dele. A solução seria fazer com que o indicator-application reconheça o Pantheon, com a seguinte sequência de comandos:



1 - Primeiro se cria o diretório de inicialização, copiando o “indicator-application.desktop’ da pasta “autostart” que fica dentro do diretório /etc/xdg para a pasta indicada na home do usuário tradicional, depois habilitando a funcionalidade de exibição.

mkdir -p ~/.config/autostart
cp /etc/xdg/autostart/indicator-application.desktop ~/.config/autostart/

sed -i 's/^OnlyShowIn.*/OnlyShowIn=Unity;GNOME;Pantheon;/' ~/.config/autostart/indicator-application.desktop

2 - O próximo passo é baixar a última versão disponível do wingpanel-indicator-ayatana:

wget http://ppa.launchpad.net/elementary-os/stable/ubuntu/pool/main/w/wingpanel-indicator-ayatana/wingpanel-indicator-ayatana_2.0.3+r27+pkg17~ubuntu0.4.1.1_amd64.deb


3 - Instalando o pacote

Você pode fazer de duas formas, depois de baixá-lo e deixar ele em uma pasta de fácil acesso, você pode dar dois cliques nele e dar o famoso “senha - next - finish”, caso você tenha o gestor de .debs instalado no seu elementary OS (o Eddy, você consegue ele na loja do sistema) ou via terminal com o seguinte comando:

sudo dpkg -i wingpanel-indicator-ayatana_2.0.3+r27+pkg17~ubuntu0.4.1.1_amd64.deb

4 - Por último, para garantir o bom funcionamento, encerre a sessão e se logue novamente para ativar o novo recurso, é possível que esse passo não seja necessário, mas você pode fazer por via das dúvidas.




Agora você já tem os ícones indicadores de volta no seu elementary OS, a grande questão é: Até quando?

Conte aí nos comentários se você usando elementaryOS Juno 5.0 teve esse problema e se essa dica lhe ajudou. =) ( depois ponho o emoticon hehe)

Espero você até o próximo post, forte abraço.
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo