Lançada a versão estável 0.92.4 e primeiro Alpha do Inkscape 1.0
NotíciasSoftwares

Lançada a versão estável 0.92.4 e primeiro Alpha do Inkscape 1.0

Em uma postagem em seu blog oficial, a equipe do Inkscape surpreende e lança duas versões do seu famoso editor de imagens vetoriais,prometendo melhorias e novidades para a atual e a futura versão do seu editor.

Muitos que trabalham com imagens vetoriais já ouviram falar ou trabalharam com a poderosa ferramenta Inkscape,  agora ela chega a sua versão 0.92.4 (estável) com várias melhorias e correções de bugs, porém,, o que realmente chamou a atenção é que junto com ela, os desenvolvedores e também lançaram a primeira versão Alpha da versão 1.0, indicando maturidade do projeto.

Principais melhorias na versão 0.92.4

A equipe do Inkscape menciona as melhorias em desempenho nas extensões, renderização dos filtros e na ferramenta de medidas. 

As mudanças principais são:

● Alinhar vários objetos como um grupo em relação a um único objeto;

● Grave dados de imagem na saída padrão e leia a partir dela;

● Extensões trabalham mais rápido em documentos complexos

●Maior velocidade ao desmarcar um caminho com muitos nós;

● Capaz de imprimir  o tamanho correto do papel nas impressoras (especialmente Canon, EPSON, Konica Minolta)

● Desempenho aprimorado da ferramenta de medida quando as grades estão visíveis;

● Veja a opacidade adequada de imagens de bitmap incorporadas parcialmente transparentes na exportação de PDF;

● Correção do bug que impedia a utilização do Shift/Ctrl+clique do seu mouse para manusear as formas geométricas, que anteriormente causavam o crash do software.

● O Inkscape agora foi compilado usando a biblioteca Popler atualizada, na versão 0.72, o que é útil para usuários que macOS que instalando a ferramenta via Homebrew (Homebrew é a ferramenta de gerenciamento de pacotes do macOS via linha de comando)

● Atualização da tradução da interface do usuário (UI) foi atualizada nas línguas islandesa, húngara, portuguesa, romena e espanhola  e as documentações nas línguas  ucraniana e húngara também foram atualizadas.

4VvxntC 5dkizBu7o228Ah27AXfeXZScUwzWGujjQ3a1zJJOLNz7pvFLvi 2jRsXm8VA5Sv4Cpwkixl9U2ZOvrHyykBea6bGv1pbomvaVn93tFrZeQpJIvJL5A5dL13SznP QR1v

Como instalar o novo Inkscape?

Para instalar o Inkscape você pode fazer de 3 formas diferentes. A primeira é via a loja da sua distribuição favorita e aí vai depender dela atualizar ele ou não.

Já a segunda, são duas formas de empacotamentos recentes, snap e flatpak, basta você clicar nos nomes dos formatos e no site do Inkscape vai dar o passo a passo para instalar via esses pacotes.

E a terceira e última forma é via PPA, então esse método só é possível em distros que aceitem PPA, como o Ubuntu e o Mint por exemplo. Para isso vamos usar o terminal, mas se preferir adicionar via interface gráfica temos esse artigo mostrando como fazer, mas se quiser continuar via terminal basta digitar os seguintes comandos.

sudo add-apt-repository ppa:inkscape.dev/stable -y && sudo apt-get update && sudo apt install inkscape -y

Aí é só esperar terminar o processo de instalação e procurar o Inkscape no seu menu.

Versão 1.0 Alpha

Como se trata de uma versão Alpha, eles estão pedindo para quem estiver interessado em ajudar o projeto baixar a versão AppImage e que reportar os bugs no GitLab deles. A equipe de desenvolvedores também pedem que antes de reportar os erros, que seja feita a consulta se o seu erro já foi reportado, assim evitando duplicidade de reports.

As novidades até o momento são:

● Suporte a temas;

● Origem no canto superior esquerdo (opcional);

● Rotação de tela e espelhamento;

● Melhor suporte de tela HiDPI;

● Largura de controle do PowerStroke com tablet gráfico sensível à pressão;

● Fillet/chamfer LPE e (sem perdas) Operação booleana LPE;

● Novas opções de exportação para PNG;

● As operações de caminho e a desmarcação de um grande número de caminhos são muito mais rápidas agora;

● Fontes variáveis ​​(somente se compiladas com a versão da biblioteca do pango > = 1.41.1)

Se você quiser baixar o AppImage para testar e ajudar no feedback, pode acessar aqui.

É muito bom ver que um aplicativo tão importante para uma grande maioria das pessoas, está pensando na evolução e melhoria da sua ferramenta e assim trazendo recursos, otimização e correções para que o mesmo se torne estável para o trabalho das pessoas.

Agora nós conte aí nos comentários, se você usa o Inkscape no seu dia a dia e se curtiu as mudanças que chegaram e as que estão por vir.

Espero você no próximo post, forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Audacity 3.5 traz salvamento na nuvem

    Notícias

    Endeavour OS Gemini permite escolher entre X11 e Wayland

    NotíciasVídeo

    Propaganda no Windows 11, sem LoL no Linux, pinguim cresce e mais!