GamesNotíciasSistemas operacionais

Novo Lutris 0.5 Beta chega com integração com GOG e muitas novidades

Na última Sexta-feira (4), o pessoal responsável pelo Lutris lançou o segundo beta do gerenciador de games e do Wine, onde traz novas melhorias e integrações com algumas lojas, como a GOG, Steam e HumbleBundle.

Para quem ainda não conhece o projeto Lutris, de uma forma bem resumida, ele é um “faz tudo” praticamente no que diz respeito ao ramo de games no Linux, pois você pode, através dele,  gerenciar os seus jogos da Steam, como também instalar jogos de outras lojas (Origin, Uplay e Blizzard) e “avulsos”, assim como você pode instalar emuladores de SNES, N64, PS1, PS2 e PS3, Atari 2600, entre outros, em uma única interface, facilitando assim o gerenciamento.

Depois do lançamento do Proton,as suas benfeitorias acabaram chegando em outros projetos, como o Wine, e agora o pessoal do Lutris também começou a reformular o seu aplicativo, melhorando a integração com a ferramenta criada pela Valve, disponibilizando juntamente com a nova versão do Lutris a integração com as últimas versões do Proton…

Novidades do Lutris

p4yHYIuyBv bHU6elHSkeUolK5 yC5Fii6StTDGCDb1pbw3AU3zvmh shClKygv

Umas das grandes novidades da versão .05 Beta do Lutris é a possibilidade conectar a sua conta do GOG e gerenciar os seus jogos de lá pelo aplicativo, visto que o GOG Galaxy (o gerenciador do GOG) não tem uma versão nativa para Linux, mas que em alguns casos roda via Wine. Outra novidade também é que você pode ver quanto tempo passa dentro de algum jogo ou plataforma, é praticamente uma forma de ver o quão viciado você está nos “joguinhos”.  😁

md JLubdMBQh8x1WadRTf6U9xufm4Rh6cB1QmRSDyRHQUzEU0Kk2FNH

Com esses refinamentos e melhorias que foram implementadas ao longo de 2018 e com esse início de ano cheio de novidades, podemos esperar muitas coisas boas, além de termos os lançamentos do Wine 4.0, Kernel 5.0 e os Drivers da NVIDIA da série 415, além do MESA Driver 18.3 para AMD e Intel, melhorando ainda mais o suporte para o VULKAN, trazendo aprimoramentos de performance. 

Outra novidade interessante e empolgante é um novo projeto chamado “DXUP”, que pode trazer o Dx9 para o “mundo” do DXVK, já que o modo atual do Proton operar jogos em versões mais antigas do DirectX para o OpenGL,  mas abordaremos isso  em maiores detalhes em outra oportunidade.

Se você quiser baixar o Lutris Beta 0.5, acesse o GitHub deles, lá você encontra, além do código fonte, pacotes .deb, compatíveis com Ubuntu, Linux Mint e derivados. Para instalar é só dar dois cliques.

Conte aí nos comentários o que você achou dessa reformulação do Lutris e se você usa ele ou se pretende usar.

Até um próximo post, forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    SIMA, a IA do Google que joga videogame

    Notícias

    XAI, de Elon Musk, abre o código-fonte da inteligência artificial Grok-1

    Notícias

    DigiKam 8.3 ganha ferramenta de reconhecimento de imagens via Deep Learning