AplicativosSistemas operacionais

Odio, um excelente app de streaming de rádio para Linux

Como noticiamos recentemente, o aplicativo de streaming de rádio “Gradio” foi descontinuado e assim deu lugar ao Shortwave, porém, como tudo no mundo Linux e Open Source, sempre haverá uma alternativa ou um “concorrente” para tal tarefa, um software muito bacana chamado “Odio” se encaixa nessa situação.

Ainda que existam aplicativos e serviços como Spotify, YouTube Music, Deezer e afins, tem muita gente que ainda ouve rádio, pode ser para ouvir música ou noticiário, e no mundo moderno em que estamos ter um radinho de pilha é a última opção que você iria querer 😜, visto que podemos ter o rádio no celular ou via navegador com os sites das rádios, mas sempre haverão aqueles que preferem ter um app no computador para centralizar e gerenciar melhor as estações que está ouvindo e até descobrir novas, aí que entra o app Odio, que usa o site rádio-browser como base para puxar as informações das rádios disponíveis online.

A interface do Odio é bem parecida com do Spotify e é muito intuitiva também, tendo ferramentas de busca por países e língua, assim facilitando as buscas das rádios. Aqui no Brasil temos um leque de opções de mais ou menos 420 estações cadastradas. Opção não vai faltar 😀. O Odio tem um tema claro e outro escuro, para quem gosta de customizar.

O app também permite favoritar as rádios que você vai descobrindo e assim acessá-las na sessão “My Library”, que por hora não tem como organizar por ordem alfabética ou algo do tipo, mas é simples de se localizar.

jZOJA0E09v28tiPNJmqwXLr2Fdtn MCVxJ8GUSxVcqbYGJfFCGmY9pyiPRJqyAoHwHBXnEadEf5px OSEC5SLCq5IbCG8pR7QuiAOUntk8BUmf1zaF810gEYQ1pZiP5ieW0 3Igh

rM0Ka2SvsbmEoG7UzFcp5wZgJOCRCH2eOka4gCqlk39ihTO9C5XLoJoJsy0gWQLTQuUbGD7flzx4f4ZOgvMcF9vzl9Qhn9F6qxWT0sC2 aq 7NAiza462mWG4Q9ZwzWVY wMiqrv

Para baixar ele você pode escolher entre duas opções no Linux. Via AppImage ou via Snap, se a sua distro não tem suporte ao snap, confira esse post especial explicando como habilitar o snapd e assim ter o suporte.

 ⏺ Odio via snap 

 ⏺ Odio via AppImage.

Ele também é multiplataforma, se você quiser versões para Windows e macOS, acesse o site deles. O desenvolvedor é o israelense Meni Edri.

Nós conte aí nos comentários qual sonzeira está rolando na sua rádio 👄.

Espero você no próximo post, forte abraço.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Aplicativos

    Proton Mail ganha aplicativo para desktop focado em privacidade

    Sistemas operacionaisVídeo

    Parrot OS, um sistema Linux versátil para hackers

    Aplicativos

    KeePassXC 2.7.7 suporta Passkeys e importa senhas de outros gerenciadores