Google Chrome vai avisar usuários sobre URLs suspeitas - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Google Chrome vai avisar usuários sobre URLs suspeitas

A Google vem trabalhando em uma tecnologia em que identifica URLs suspeitas que podem esconder sites maliciosos.

domingo, 3 de fevereiro de 2019

/ por Ricardo
Em um mundo mais conectado e cada vez mais fazendo coisas do dia a dia via internet, como ouvir música, pedir comida, fazer pagamentos e ver filmes, sempre vai ter algum “engraçadinho” querendo roubar os nossos dados ou aplicar golpes. Pensando nisso,  a Google vem pensando em formas de evitar esse tipo de situação..

 Google Chrome vai avisar usuários sobre URLs suspeitas







Há um bom tempo a Google vem trabalhando em uma tecnologia muito parecida com “Você quis dizer?” nas pesquisas feitas no buscador da empresa.

Muitos vigaristas usam grafias muito parecidas com as usadas nos sites originais, como por exemplo paypall.com (falso) que se assemelha em muito ao original paypal.com ou usam sites com caracteres em Unicode para fazer hospedagem das páginas falsas e assim praticar o delito.

O recurso já existe há um certo tempo e vem sendo testado desde a versão 70 do Google Chrome Canary (versão Beta de testes do Google Chrome). O recurso pode ser ativado tanto pela versão normal do Chrome, quanto pela versão Canary, com a seguinte URL:

chrome://flags/#enable-lookalike-url-navigation-suggestions


Segundo os nossos testes, tanto na versão Beta, quanto na versão Stable, o recurso “pegou” a URL suspeita e nos deu a URL correta, que no caso do teste era a do PayPal.

No Google Chrome Beta
No Google Chrome Stable

Como ainda é um recurso relativamente novo, os engenheiros ainda devem estar implementando algumas funcionalidades, melhorando outras e corrigindo mais algumas antes de fazer o lançamento oficial, ainda sem data. 

Medidas como estas são muito importantes, especialmente para proteger os mais leigos e suscetíveis a esse tipo de assédio, com o recurso sendo implementado no navegador mais popular, provavelmente outros possam acabar seguindo o exemplo, o que beneficia a todos. 

Espero você no próximo post, forte abraço.

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo