Google Chrome vai avisar usuários sobre URLs suspeitas
Notícias

Google Chrome vai avisar usuários sobre URLs suspeitas

Em um mundo mais conectado e cada vez mais fazendo coisas do dia a dia via internet, como ouvir música, pedir comida, fazer pagamentos e ver filmes, sempre vai ter algum “engraçadinho” querendo roubar os nossos dados ou aplicar golpes. Pensando nisso,  a Google vem pensando em formas de evitar esse tipo de situação..

Há um bom tempo a Google vem trabalhando em uma tecnologia muito parecida com “Você quis dizer?” nas pesquisas feitas no buscador da empresa.

Muitos vigaristas usam grafias muito parecidas com as usadas nos sites originais, como por exemplo paypall.com (falso) que se assemelha em muito ao original paypal.com ou usam sites com caracteres em Unicode para fazer hospedagem das páginas falsas e assim praticar o delito.

O recurso já existe há um certo tempo e vem sendo testado desde a versão 70 do Google Chrome Canary (versão Beta de testes do Google Chrome). O recurso pode ser ativado tanto pela versão normal do Chrome, quanto pela versão Canary, com a seguinte URL:

chrome://flags/#enable-lookalike-url-navigation-suggestions

F20zPtx7BIUKhSHdgbKr66YDdW5rqIqYWt8FxLVxmQzaXJPmD1j74i PbIDOxDfa

Segundo os nossos testes, tanto na versão Beta, quanto na versão Stable, o recurso “pegou” a URL suspeita e nos deu a URL correta, que no caso do teste era a do PayPal.

Lut21biPNI2NytBQknu6ENeKr6PkrQUsQj1bt dRq9TGzx38lmeDrvVvPOBf3NChTEeK6R4CtKNRMVZ aZ4S9smWgePXgWzGAelmu3k1XLSWGaT8RKSigM Zh0urtyvbJwDZRkly
No Google Chrome Beta
ERJDbNe2WJec73Qc0ggSwLMCxcWlMDCCeqO2FXAx4NnsNwxxWdwY2Tz9RUC9Uca0 f1LTMLlb5dX8YIFCW7Mbd8v zqXRxYF8qmxzKpKsnJ7X1oxKc387mPER
No Google Chrome Stable

Como ainda é um recurso relativamente novo, os engenheiros ainda devem estar implementando algumas funcionalidades, melhorando outras e corrigindo mais algumas antes de fazer o lançamento oficial, ainda sem data. 

Medidas como estas são muito importantes, especialmente para proteger os mais leigos e suscetíveis a esse tipo de assédio, com o recurso sendo implementado no navegador mais popular, provavelmente outros possam acabar seguindo o exemplo, o que beneficia a todos. 

Espero você no próximo post, forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    NVIDIA contribui com drivers de código aberto

    Notícias

    Conheça as IA de código aberto lançadas pela Apple

    NotíciasVídeo

    Conheça a nova plataforma da Linux Foundation para IA generativa