Nvidia

GreenWithEnvy, uma nova forma de você gerenciar a sua GPU Nvidia

Quem tem uma GPU da Nvidia, certamente usa o driver proprietário dela e assim usa o aplicativo de gerenciamento “Nvidia Settings, onde você vê temperatura, modelo, versão do driver e afins. Mas que ainda falta algumas coisas para que você tenha um maior controle sobre ela realmente, como controle de fans e até overclock, algo que o GreenWithEnvy (GWE) lhe entrega.

A ideia do GWE é lhe dar mais possibilidades de controle na sua GPU, como por exemplo fazer overclock, já adianto que nas GPUs híbridas mais novas, pelo menos, algumas funcionalidades são travadas, como o overclock, como podemos observar na imagem abaixo.

IcPPfdlk1uPMGzpERm nWBwks404He5A4EohMBLpF0k8jv6N9L2i6gi ilHDp3zSuPrbIVTjgz61KChOvPR18QOKpC6ohEafufZITaXJv ZowGGY90ycciNvGMy 4ICTQw2X8jQJ
GWE em GPUs hibridas, com funções bloqueadas

Ele é um aplicativo bem simples e distribuído via Flatpak, desta forma qualquer distro Linux que suporte esse tipo de pacote tem acesso ao mesmo, podendo rodar sem maiores problemas. Se a sua distro não tem o suporte ao Flatpak, confira esse artigo que fizemos, mostrando o passo a passo de como habilitar.

Instalação do GWE

Depois de habilitado o Flatpak no seu Linux, a instalação do GWE é bem simples e pode ser feita de duas formas. Uma via terminal e outra via loja de aplicativos.

Para instalar via terminal, que é a primeira forma que demonstraremos, você precisa seguir estes passos:

1º – Abra o terminal com a combinação de teclas Ctrl+Alt+ T ou procurando por “terminal” no Menu do sistema:

2º – Digite ou COLE esse comando no terminal: 

flatpak install flathub com.leinardi.gwe

3º – Para rodar é simples também, você rode ele via terminal com esse comando: 

flatpak run com.leinardi.gwe 

Ou então procurar no  seu menu por “GWE”. Com isso ele abrirá.

Já para instalar via Loja de aplicativos é uma tarefa ainda mais simples. Se você já estiver com o Flatpak e o Flathub habilitados, ele vai aparecerá nela, ou com o nome GreenWithEnvy ou com a abreviação “GWE”, se você usa o Linux Mint, o repositório Flatpak já está ativo, então basta procurar e instalar, no Ubuntu, o GWE só será encontrado depois da ativação do suporte.

lt14UPyTGX2ICLOxsWLyS2UdHzaYrq5efBKfKSGFkkxM7Q6D88r q0bG7Wgv4sFWPlmcQSfxgdSobepjP9k I1bELorpXC034 0AU8TaVVI0SIYlm kHhu8mRfcZiqgkbbAorQ95
GWE na loja do Mint

Se não aparecer, sem problemas, pois você pode baixar o arquivo lá do Flathub e instalá-lo via Loja.  Para baixar o arquivo  e instalá-lo, você deve fazer o seguinte procedimento:

1 – Acessar a página do GWE no flathub e clicar em “Install”;

2 – Salvar o arquivo do GWE na pasta Downloads ou aonde você achar melhor para encontrar o mesmo com maior agilidade posteriormente,

3 – Dar dois cliques no arquivo que acabou de baixar, assim abrindo via loja de aplicativos. Agora é só clicar em “instalar”.

CGTAOoMzOFQ3G HszYfRHGdwAZpcJDBFX6jmkEG 7qU5PAp9dAgX9KN1G32LUw8AwMITGI16Ow2y8HJgw8lXTY2Cy5YhlURPyeLacpjhu5 Xz0UZvjNM5f1VZGk27 U55sqwlJm
WjhNs62Qtu7JYWYNWPFWGBEh9wCXB T 3T1uFM0qh9kNvTQIyyAPrAeIzXknOj6Ure3 IX0BVbBMXY7UsvvCCTHz2DtfGd4skqglbEVBkAmpg cIACZJj5Ug6V1ktNv77l3qsiO
Imagem original do Projeto

Algumas funcionalidades do GWE:

– Mostrar informações gerais da GPU;

– Mostrar informações de energia;

 -Mostrar informações dos clocks;

 -Mostrar a temperatura da GPU no indicador do aplicativo;

 -Mostrar informações das fans da GPU;

 – Ocultar a janela do aplicativo;

– Ter histórico dos dados coletados da GPU, como o clock da GPU, clock da VRAM, temperatura da GPU e etc.

jWZYv96Fw0usGd0z9imVKZb3ah5DF6jUA FiD1zjTa2YZqmXnG7kjyU5VNZk7SPOGlIiYrcrABm3ocVGh AsmZ9NdYvrWRW0vRwLzMO2tGAIQP5mXk4LY Eh9cCh36f ArwPj1Qz

O aplicativo se mostrou bastante interessante, mas ainda tem alguns recursos que o desenvolvedor pretende implementar, como o suporte para multi-GPU por exemplo. Se você quiser ver todas as implementações que ainda serão adicionadas, veja no GitLab do projeto.

Espero você no próximo post, forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Nvidia

    Nova, um novo driver NVIDIA para Linux

    VídeoNvidia

    Red Hat adere Wayland e novidades do Zorin OS 17

    Nvidia

    Novo driver Vulkan para NVIDIA chega ao Linux