Muitas novidades vindo para o Linux Mint - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Muitas novidades vindo para o Linux Mint

Em seu comunicado mensal no blog, o CEO do Mint, Clement Lefebvre, falou de algumas novidades que estão por vir no sistema.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

/ por Ricardo
Como de costume, Clement Lefebvre, o “manda chuva” do projeto Linux Mint, soltou uma nota no blog do projeto informando algumas coisas corriqueiras, como a quantidade de doadores, quanto eles doaram e afins, e também alguns rumos que o Linux Mint pode tomar daqui pra frente, como faz todos os meses. Desta vez ele informou sobre uma possível reformulação do site para uma pegada mais moderna.

 Muitas novidades vindo para o Linux Mint






Ele começa agradecendo a todos que fizeram algum tipo de doação ao projeto, dizendo que nunca o projeto recebeu tantas doações, contabilizando um total de 675 doações rendendo o montante de US$22.803 só em Dezembro, logo após o lançamento do Mint 19.1.

Também foi agradecido o feedback que os usuários deram através do blog, no fórum e no IRC, em que ficaram felizes com as mudanças feitas na nova versão.

E um ponto que muitos usuários do Linux Mint abordam, e já fizemos isso em alguns Diolinux Friday Show, era a parte de design do projeto, que precisava de uma remodelagem; remodelagem essa que começou com o redesign da interface Cinnamon na versão 19.1, lançado em Dezembro de 2018.

Entre os planos para a interface está o acréscimo, novamente, de mais contraste, a alteração da fonte padrão do sistema e uma repaginada na tela de boot do Linux Mint , GRUB e Plymouth) garantindo um novo “look” e melhorando a primeira impressão ao ligar o computador. 

Outro que vai “sofrer” um redesign é o site da distribuição, que sejamos sinceros, parece que estamos na internet de 2005 (sim, parece que foi ontem, né? Mas lá se vão quase 15 anos). Clement informa que comprou alguns modelos de templates (a “roupa” do site, digamos assim) bonitos, e que estão estudando qual vai ser o melhor para ser implementado, tanto no site principal (linuxmint.com) e provavelmente no community.linuxmint.com, para dar uma modernizada e também ser adaptativo em qualquer dispositivo que for acessado, afinal, o site atual não funciona muito bem em dispositivos móveis.

Dois componentes internos, o DocInfo (responsável pelo gerenciamento dos documentos recentes) e o Appsys (em conjunto com o cinnamon-menus) que é responsável pelos metadados dos aplicativos (como iniciar um aplicativo específico ou construir o menu de aplicativos, quais janelas estão relacionadas a qual aplicativo, quais ícones/ações que um aplicativo tem, etc.), devem receber mais atenção, segundo Clem, ambos tem um déficit de atenção técnica..

Um último ponto que ele comentou faz referência a uma ferramenta chamada de “cinnamon-stats-tracker”, que vai ser permitir medir os tempos de carregamento dos recursos e ver qual está ocioso (como CPU, RAM e etc..). Para ver o post completo, você pode acessar o link.

Ainda bem que eles ouviram os usuários e estão começando a pensar na parte do design e dar uma modernizada no layout do projeto, isso pode trazer mais e mais usuários, pois sistemas com uma aparência boa e atrativa invariavelmente atrai mais pessoas e se tornam mais fáceis de “vender”,, vide o caso do Deepin com a sua interface moderna.

Espero você no próximo post, forte abraço.
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo