Notícias

Nova extensão do Google Chrome visa proteger suas contas

O Google anunciou em seu blog de segurança, no dia 5 deste mês e que foi comemorado do “Dia Internacional da Internet Segura”, o lançamento  da extensão Google Password Checkup, que visa lhe ajudar para saber se alguma senha sua foi exposta na internet.

Segundo o Google, o Password Checkup utiliza tecnologias que se baseiam na privacidade, isso quer dizer que a empresa não terá acesso às informações pessoais sensíveis dos usuários. As credenciais de login vão ser tratadas de forma criptografadas,tanto no site, quanto no navegador.

Esse novo serviço fará uma consulta a um banco de dados com mais de 4 bilhões de logins se senhas vazados, então, se o ícone do mesmo ficar vermelho, é melhor trocar a senha. A checagem do Google Password Checkup vai ser utilizada em uma gama bem grande de sites, não somente nos sites com vinculação com a conta Google.

O Google diz ainda que o serviço foi desenvolvido para não revelar usuários e senhas com pouca seguranças para os invasores e que também não gera alertas de senhas inseguras ou fracas, como “123456”. O alerta da extensão vai acontecer quando ela for consultar o banco de dados,  assim retornando se o login foi comprometido ou não.

brIw4syXEjj Toz 8KLsYnZFmtIerVGuSm0gL KTAC27tw3G1 4fpvhMpKrxLGbsYCULCPEmYlXwapQX1iCHs8mVlBxxReLbhldrOhR0PiOxlqST6 xDG88K sgiA2hozXY8QLQ

A gigante de Moutain View ainda disse que o Password Checkup fará medições para fins estatísticos, mas com os dados sendo tratados de forma anônima. Isso indica que o Google vai ter acesso de quantas checagens foram feitas em logins vazados e qual proporção de usuários que logo após ver o alerta, mudaram a senha.

jcgSeAD0O49wPPtr0S6pCg6UG4tzesuvDVRdgt7at9sKX7AV9HUXBiTlvBkb4 jQXINnbavXdWlfwkCVPHvederRnyEnqScq Fv0fNvAhjdAWsUZCK30w Fp6whyv0uPt6YD9HUU

Para baixar o Google Password Check para o Google Chrome, basta acessar esse link.

A postagem completa e com maiores detalhes, você pode conferir no blog oficial de segurança do Google.

Espero você no próximo post, forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos