NotíciasSistemas operacionais

Purism quer proteger computadores com Linux com o PureBoot

A Purism anunciou em seu site uma nova formado Linux lidar com o boot do sistema através de uma tecnologia chamada “PureBoot”. O anúncio foi feito por Kyle Rankin, Diretor de Segurança da Purism, na Segunda-feira (25).

Segundo a nota solta por Kyle, os métodos atuais para a segurança do boot (ou inicialização do sistema), são com abordagens que são “convenientes” somente para os fornecedores do hardware,tirando o controle das mãos dos usuários. Ele ainda complementa que atualmente as duas alternativas existentes, que são, usar chaves de assinaturas que permitem o software de boot seja executado, ou simplesmente desabilitar o Boot Security.

O “PureBoot” não é uma nova ferramenta e sim o conjunto de 6 (seis) tecnologias e práticas de segurança, e segundo a Purism, essa tecnologia concilia a segurança com o controle e comodidade dos usuários. As práticas são : 

1- Intel Management Engine Neutralizado e Desativado;

2- A substituição da BIOS pelo software livre coreboot;

3- Um chip do Trusted Platform Module (TPM);

4- Heads, o software da Purism de boot inviolável que é carregado à partir do coreboot;

5- Librem Key , token de segurança USB da Purism;

6- Autenticação de múltiplos fatores que desbloqueia a criptografia de disco usando a chave Librem;

Com isso, a Purism acredita que dando mais controle aos usuários na hora do boot, eles vão poder auditar e ver se existe alguma alteração nele, pois como o próprio Kyle comenta, se os invasores conseguirem ter acesso ao processo de inicialização, vão conseguir “injetar” softwares mal-intencionados ali e que não serão detectados pelo sistema.

Se você quiser mais detalhes técnicos e de como vai funcionar cada um das 6 práticas do PureBoot, basta acessar este link do post do Kyle ou a documentação completa dele.

Espero você no próximo post, forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos