EditorialSistemas operacionaisUbuntu

Ubuntu é um sistema seguro?

Não é difícil encontrar usuários que descobriram o Linux através do Ubuntu, por ser uma das distribuições Linux mais famosas do mundo, o sistema da Canonical é sinônimo de Linux para muitos usuários, e não apenas utilizadores comuns, englobando vários profissionais de TI, porém em tempos que a questão segurança vem como pauta obrigatória, será que o Ubuntu é uma alternativa segura? É isso que vamos falar a seguir.

Distribuições Linux são uma ótima maneira de se proteger, ou até mesmo, se livrar de certos paradigmas comuns no mundo Windows, como toolbars, softwares que você nem percebe que sorrateiramente se instalaram no sistema ao instalar um outro programa, malwares que nem sempre são identificados pelos antivírus, a própria “obrigatoriedade” de ter um programa dessa natureza para evitar infecção no sistema, entre outras coisas.

Observe que como qualquer sistema operacional, distros Linux estão sujeitas a serem infectadas por softwares maliciosos, se quer saber um pouco mais sobre o tema, acesse a postagem que abordamos a fundo tal questão. Recentemente postamos sobre um vírus minerador que afetava servidores Linux, entretanto ao ler tais notícias observará que sempre são casos específicos que se aproveitam de alguma brecha: um bug em algum software, permissão de usuário administrativo para execução do malware, e na maioria esmagadora, após a identificação do erro, uma atualização com a correção é lançada.

Outro ponto interessante é o sistema ter seu código aberto, dando maior liberdade e possibilitando contribuições, seja de possíveis bugs e vulnerabilidades encontradas, como sugestões para melhora de performance e segurança. Por ser um sistema altamente utilizado, tais contribuições não partem apenas de desenvolvedores da comunidade, mas de empresas que estão interessadas em sua segurança e estabilidade. A maior parte desses benefícios são ganhos através do uso do kernel Linux, em sua composição, contando com gigantes do mundo da tecnologia investindo massivamente em sua evolução.

Ubuntu um sistema seguro e utilizado globalmente 

O Ubuntu por ser uma distribuição Linux, possui todas essas vantagens, com características atrativas para usuários que prezam pela segurança, outro ponto interessante é que o mesmo possui certificação EAL2, um padrão internacional (ISO /IEC IS 15408) reconhecido em 30 países, membros da CCRA, hub global para indústrias em tecnologia, marketing, acreditação e educação. Sem essa certificação sistemas operacionais são impedidos de serem implementados em instituições financeiras e organizações que gerenciam dados confidenciais, então podemos observar que o Ubuntu é uma ótima e segura alternativa, dono de uma certificação com reconhecimento global.

Sistema e usuário agindo em conjunto

Claro que a segurança não é algo unilateral, e o utilizador do sistema terá que fazer sua parte, evitando softwares de fontes desconhecidas, atualizando regularmente seu sistema entre outras boas práticas, exemplo de empresas que usam Ubuntu não faltam, e sem sombra de dúvidas que para o usuário comum, ele é seguro e robusto.

E você utiliza ou já utilizou o Ubuntu? Deixe nos comentários suas experiências com o sistema, e se alguma vez já foi infectado por algum software malicioso no Linux. 

Te espero aqui no blog Diolinux, até a próxima, e não se esqueça de compartilhar os projetos “Diolinux” SISTEMATICAMENTE! 😎


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!