Raven Reader, um leitor de feed RSS
Aplicativos

Raven Reader, um leitor de feed RSS

Com nossa rotina acelerada, é comum não termos tempo de conferir site a site atrás de informações, afinal essa busca demandaria algumas horas, e tempo é dinheiro (como alguns dizem 🕙💸💰).

Para facilitar essa busca por conteúdo, existem os leitores de feed RSS, mas o que significa RSS? Essa é a sigla para “Rich Site Summary” ou “Really Simple Syndication”, ou seja, uma forma mais simples e resumida de apresentar o conteúdo de um site. O RSS é um documento feito em XML (uma linguagem de marcação), que proporciona um resumo das informações contidas numa determinada página da web. 

O Raven Reader é um leitor RSS Open Source, multiplataforma, disponível para Linux, Mac e Windows. Uma alternativa interessante e que pode facilitar sua leitura, poupando tempo ao buscar as informações por conta própria.

O software conta com diversas opções para visualização de seus feeds, como: disponibilidade de leitura offline, favoritar as postagens, visualização dos artigos lidos recentemente, visualização de vídeos direto do app, possibilidade de abrir no navegador, importação e exportação dos seus sites favoritos, modo dark, entre outras configurações.

Baixando e instalando o Raven Reader

Em sua versão Linux o Raven está disponível de duas formas, via Snap ou AppImage, caso não saiba o que são pacotes Snap, acesse o seguinte post, nós ensinamos como configurar em seu sistema, caso esteja no Ubuntu ele já vem habilitado por padrão. Já se preferir efetuar a instalação do AppImage, veja como executar esse tipo de app em qualquer distribuição Linux.

Raven versão Snap (Ubuntu)

Efetue a instalação do Raven Reader no Ubuntu via Snap, basta pesquisar na loja de apps por “Raven Reader” e instalá-lo.

raven-reader-leitor-feed-rss-loja-ubuntu-snap-linux

Raven versão AppImage

Para adquirir a versão em AppImage, basta acessar este link e efetuar o download. Salve em algum diretório de sua escolha e execute o programa.

Adicionando seus sites favoritos ao feed de notícia 

Adicionar feeds RRS no Raven é muito simples, clique em “+ Add”, digite ou cole a URL do site que deseja adicionar na caixa de diálogo que aparecerá.

add-feedd-sitesraven-reader-leitor-rss-windows-mac-linux

Depois basta confirmar no botão “Subscribe”.

add-feedd-sitesraven-reader-leitor-rss-windows-mac-linux

Caso opte por remover algum feed RSS, é só clicar no “x” no site que deseja excluir de seu feed, na categoria “SUBSCRIPTIONS”, situado na parte inferior esquerda do programa.

Um recurso interessante do aplicativo, é a possibilidade de ver o vídeo integrado a postagem, sem sair do app para um navegador de internet.

reprodução-video-reader-leitor-rss-windows-mac-linux

O aplicativo é bem clean, no entanto vale conferir seus recursos, como abordei anteriormente, pode ser uma ótima maneira para agilizar seu dia-a-dia e quem sabe organizar a forma que você consome conteúdo na web.

Deixe sua opinião sobre o Raven Reader em nosso fórum Diolinux Plus, até a próxima postagem, e compartilhe o blog Diolinux, SISTEMATICAMENTE! 😎


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!