NotíciasSistemas operacionais

Chromebooks vendidos em 2019, vão vir com suporte a aplicativos de Linux

A Google I/O 2019 veio com grandes anúncios e novidades para os devs e usuários de Android. Umas dessas novidades é utilizar os apps de Linux no ChromeOS.

O suporte para apps Linux foi lançado de forma “formal”  no ano passado (2018) na versão 69 do ChromeOS através de uma ferramenta de containers chamada “Crostini”, desde então, vem contando com melhorias e correções.

Na versão 75 do ChromeOS, o recurso ainda se encontra como Beta, mas já está se tornando popular entre os usuários, principalmente entre os desenvolvedores.

Para funcionar os aplicativos de Linux dentro do ChromeOS, os usuários vão precisar habilitar a função, assim liberando todas as funcionalidades do Linux Desktop que conhecemos, como as ferramentas de linha de comando, utilitários de user-space de forma nativa, tudo isso graças a tecnologia de containers. 

Há uma melhoria de recursos como, aceleração de hardware, suporte a gráficos e som, que já estão em fase de conclusão. Foi adicionado também o suporte aos apps de Linux, a possibilidade de utilizarem as portas USBs dos Chromebooks.

E o melhor de tudo, os aplicativos de Linux serão integrados ao ChromeOS e não como se fossem rodados em uma máquina virtual.

Por enquanto os Chromebooks recomendados para uma experiência satisfatória, são os high-end, como os Acer Chromebook Spin 13, Samsung Chromebook Pro, ou Google Pixelbook 2R. Para rodar “um sistema dentro do outro”, esses Chromebooks oferecem um processador potente (família Core da Intel), memória ram e armazenamentos “fartos”, assim podendo executar os apps de uma forma tranquila. E como falaram que os todos os Chromebooks vendidos em 2019 terão este suporte, é de se esperar que os mais modestos também venham com essa facilidade, rodando os Apps melhor ou pior, dependendo das suas capacidades, como já ocorre hoje em qualquer computador.

Esse recurso também torna possível a utilização de pacotes “universais” no Chromebook, como os Flatpak.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá  no nosso fórum.

Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    SIMA, a IA do Google que joga videogame

    Notícias

    XAI, de Elon Musk, abre o código-fonte da inteligência artificial Grok-1

    Notícias

    DigiKam 8.3 ganha ferramenta de reconhecimento de imagens via Deep Learning