NotíciasWindows

Microsoft lança o novo Terminal do Windows, com integrações com Command Prompt, PowerShell, e WSL

Em mais um anúncio feito na sua conferência para desenvolvedores, a Build 2019,  a Microsoft anunciou a reformulação total do seu terminal. A principal novidade é poder utilizar em um só lugar o Command Prompt, PowerShell e o WSL. O anúncio também consta no blog oficial da Microsoft.

O novo terminal do Windows se chamará, Windows Terminal (nada muito criativo 😁) e terá agora a possibilidade de abrir múltiplas abas, como já víamos nos terminais das distros Linux, mas no caso do Windows, podendo ser utilizado em cada aba uma função diferente, como em uma o Command Prompt (Prompt de Comando), em outra o PowerShell e em uma terceira aba podendo abrir o terminal do Ubuntu via WSL. Assim trabalhando com as três ferramentas em um só lugar.

O mais curioso, foi que a Microsoft fez um vídeo promocional de 50 segundos para divulgar essa nova versão do Terminal. Tanto que chamou a atenção do Alan Pope, um dos devs da Canonical que trabalha na parte dos Snaps, que fez o seguinte comentário:

“Eu nunca tinha visto um vídeo de marketing para um terminal antes. E não esperava que a Microsoft iria fazer um e tão bem feito…”

O comentário foi feito tanto no vídeo da Microsoft quanto no seu Twitter.

Confira o vídeo: The new Windows Terminal

Algo que sempre estamos pontuando aqui no Diolinux é a carência de marketing no Linux, claro que na parte de servidores sistemas como o Suse Linux possuem uma ótima pegada com suas paródias, mas marketing vai além. Curiosamente o terminal que é sempre taxado como algo “intocável e retrógrado” ganha uma atenção por parte da MS com esse vídeo promocional. Será que enfim estaremos vendo o fim de um tabu, usar o terminal? Visivelmente o anúncio tinha como foco os desenvolvedores (e também esse era o objetivo da conferência). Entretanto alguns anos atrás não era de se esperar um vídeo desses encabeçado pela Microsoft, não foi atoa que o Alan Pope e muitos ficaram surpresos.

Claro, um terminal é só um terminal, mas isso não quer dizer que ele precise ser “feio” ou desagradável de usar, essa versão do terminal da Microsoft me lembra um pouco o terminal do Deepin, misturando conceitos também do terminal do KDE e do GNOME, o resultado final acabou sendo “de encher os olhos”.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá  no nosso fórum.

Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    Notícias

    Navegadores de internet tem brecha de dados pela GPU via WebGPU

    Notícias

    NixOS mais FreeBSD resulta em NixBSD

    Notícias

    Godot quer começar a embarcar em aplicativos