Editorial

Por que o inglês é vital para os profissionais de TI?

Apesar de ser apenas a terceira língua mais falada do mundo – atrás de mandarim e espanhol, acredite – o inglês é considerado hoje o idioma universal. Falar inglês significa ser capaz de se comunicar em basicamente qualquer lugar do mundo, ter a possibilidade de ganhar mais e hoje, na era da globalização, ser capaz de consumir conteúdos de qualquer canto do planeta em apenas alguns cliques.

Em algumas áreas, conseguir comunicar-se no idioma universal é ainda mais essencial. É o caso da tecnologia da informação, que cada vez mais exige que seus profissionais tenham um nível mais aprofundado de inglês. Mas por que exatamente o inglês é tão importante para quem trabalha com TI?

Se você quer seguir carreira na área e ainda não está convencido de que esse idioma é uma obrigação, vamos lhe apresentar alguns motivos para ratificar de uma vez por todas a importância do inglês na TI:

Termos e códigos são universais

Profissionais de tecnologia da informação precisam estar familiarizados com uma série de códigos e termos utilizados no mundo inteiro. E não é à toa que a maioria desses termos é difundida em inglês. Desde os mais simples, como Application, Browser, Hardware ou Keyboard, até outros bem mais específicos, todos eles serão importantes em algum momento para os profissionais da área.

E é bom não confiar muito nos tradutores online. Como estamos falando de um assunto específico, muitas vezes essas ferramentas poderão lhe deixar na mão. O ideal é estudar em um curso de ingles online, para aprender desde frases em inglês, até termos mais elaborados e expressões utilizadas no dia a dia da TI.

Uma boa maneira de começar a aprender essas frases em inglês é através de cursos e aplicativos online, e nesse sentido uma das melhores opções do mercado hoje é o Babbel.com. O site oferece aulas e exercícios em inglês e muitos outros idiomas, tanto para quem está começando, quanto para quem já tem uma noção, mas quer melhorar o nível em outro idioma. Para aprender vocabulário, gramática e tudo o que for preciso para se tornar um profissional de TI com um nível de inglês respeitado no mercado, o Babbel pode ser uma excelente porta de entrada. Importantes portais, como o “The Economist”, já reconheceram a eficácia do método.

Qualificação: muito conteúdo em inglês

Um profissional que busca se qualificar – não só em TI, mas em qualquer área – vai encontrar muito mais conteúdo online disponível se falar inglês. Dos mais de 10 milhões de sites online atualmente, mais da metade estão escritos no “idioma universal”.

A situação se intensifica no caso da Tecnologia da Informação. Com códigos e termos cunhados em inglês, basicamente todos os melhores cursos da área são produzidos neste idioma. Ainda que alguns cursos disponibilizem legendas em português, o ideal é dominar o idioma para não esbarrar nesse obstáculo.

Certificação: as provas são em inglês

Todas as principais certificações de Tecnologia da Informação só podem ser adquiridas através de provas feitas em inglês. Por exemplo, certificações Microsoft, Vmware e todas as provas da CISCO são aplicadas neste idioma.

Portanto, se você pretende galgar lugares mais altos em sua carreira na TI, entender perfeitamente o inglês será totalmente fundamental.

Oportunidades internacionais

Imagine que você está trabalhando em uma empresa que está em franco crescimento na área da Tecnologia da Informação. Você também está se destacando na empresa e, de repente, surge uma oportunidade para trabalhar e morar fora do país.

Nesse caso, além do ambiente de trabalho, o Inglês será fundamental para o seu dia a dia longe de casa. Como citamos no início, mesmo que o país de destino não tenha o inglês como língua nativa, é possível se comunicar conhecendo este idioma em praticamente todos os lugares do mundo.

Caso seu nível de confiança no inglês não seja suficiente, você pode acabar deixando passar uma excelente oportunidade por não ter estudado o idioma o suficiente.

Você pode ser o novo Zuckerberg?

Eu não sei se você realmente quer se tornar “o novo Zuckerberg”, ele não anda muito bem visto ultimamente, especialmente pelo escândalos de privacidade no Facebook, mas acho que você entende o ponto, certo?

Profissionais de TI estão um passo a frente de todos os outros no que diz respeito a criarem potenciais negócios que impactarão na vida de milhões de pessoas. Isso porque o futuro da humanidade passa pela internet, e praticamente qualquer ideia genial hoje em dia passa por códigos e conexões.

Imagine que você teve uma ideia genial, de um novo produto online que pode revolucionar determinado serviço. Se não tiver o inglês afiado, como você vai apresentar seu projeto a investidores e conseguir os recursos necessários para fazer o produto deslanchar? Para empreender na TI, falar inglês é simplesmente essencial.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!