XFCE 4.14pre1 é lançado depois de quatro anos da versão 4.12 - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

XFCE 4.14pre1 é lançado depois de quatro anos da versão 4.12

Depois de quatro anos após o lançamento do XFCE 4.12, uma versão pré-alpha da nova versão está disponível.

quinta-feira, 23 de maio de 2019

/ por Ricardo
Muitos que precisam de uma interface gráfica leve e altamente personalizável, certamente acham o seu “porto seguro” no XFCE. O principal dev do projeto, Simon Steinbeiß, fez o anúncio no seu blog sobre as próximas novidades e melhorias.


 XFCE 4.14pre1 é lançado depois de quatro anos da versão 4.12




No anúncio, Simon mostrou quatro pontos que serão melhorados e aperfeiçoados nesta próxima versão do XFCE.

A primeira novidade apresentada foi referente ao xfce4-session, onde  o FailSafeSession (sessão padrão para todos os usuários) agora vai iniciar somente um conjunto de aplicativos (por exemplo carregar somente o painel e mais alguns apps) ao invés de carregar todos de uma vez (painel xfce4 sem tema, múltiplas instâncias de nm-applet etc.). Houve também vários aprimoramentos na interface para os usuários, além de permitir scripts no logout, restart e no suspender e etc. Também foi anunciado o fim das telas iniciais.




Já a segunda novidade é referente ao xfwm4, o windows manager do xfce, onde foi adicionado melhorias ao suporte para o vertical blanking (vblank), como a inclusão do GLX como o método padrão. Também foi adicionado o suporte para p HiDPI referente ao dimensionamento de janelas e também muitas correções referente a ele. Foram também feitas várias correções de bugs e um novo tema padrão será adicionado.

Entrando na terceira novidade, é referente ao xfce4- settings, onde foi adicionado um novo frontend de cor, que agora pode-se gerenciar os perfis de cores que você criou, além disso, também foi aprimorado e expandida a opção para Monitores (Display),  garantindo uma experiência mais livre de flicklers, quando alterar as configurações do Monitor com uma certa frequência.




Na quarta e última novidade, é com o xfce4-panel0, onde foi corrigido um bug com imagens em fundos (semi-) transparentes.

Para conferir todas as melhorias, novidade do novo XFCE, que provavelmente sai em meados de Agosto deste ano (2019), você pode acessar a lista de discussão do projeto através destes links. Aqui e Aqui.

Agora comente aí nos comentários o que você achou dessas primeiras novidades e o que esperar do XFCE 4.14. 

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá  no nosso fórum.

Espero você até a próxima, um forte abraço.

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo