XFCE 4.14pre1 é lançado depois de quatro anos da versão 4.12
NotíciasSistemas operacionais

XFCE 4.14pre1 é lançado depois de quatro anos da versão 4.12

Muitos que precisam de uma interface gráfica leve e altamente personalizável, certamente acham o seu “porto seguro” no XFCE. O principal dev do projeto, Simon Steinbeiß, fez o anúncio no seu blog sobre as próximas novidades e melhorias.

No anúncio, Simon mostrou quatro pontos que serão melhorados e aperfeiçoados nesta próxima versão do XFCE.

A primeira novidade apresentada foi referente ao xfce4-session, onde  o FailSafeSession (sessão padrão para todos os usuários) agora vai iniciar somente um conjunto de aplicativos (por exemplo carregar somente o painel e mais alguns apps) ao invés de carregar todos de uma vez (painel xfce4 sem tema, múltiplas instâncias de nm-applet etc.). Houve também vários aprimoramentos na interface para os usuários, além de permitir scripts no logout, restart e no suspender e etc. Também foi anunciado o fim das telas iniciais.

AGefJG6JpRt1QnegaEDLSyRv6Vhn4mP6lm0m6ElTegPOa WAW7R48DrFVJwC 4TBfvZEpyiy s6vII0D540Zztaa0u7wEqdlfU2eqtVaMT78ymuzXopcPvPoad qGSu3KgbBVnJi

Já a segunda novidade é referente ao xfwm4, o windows manager do xfce, onde foi adicionado melhorias ao suporte para o vertical blanking (vblank), como a inclusão do GLX como o método padrão. Também foi adicionado o suporte para p HiDPI referente ao dimensionamento de janelas e também muitas correções referente a ele. Foram também feitas várias correções de bugs e um novo tema padrão será adicionado.

Entrando na terceira novidade, é referente ao xfce4- settings, onde foi adicionado um novo frontend de cor, que agora pode-se gerenciar os perfis de cores que você criou, além disso, também foi aprimorado e expandida a opção para Monitores (Display),  garantindo uma experiência mais livre de flicklers, quando alterar as configurações do Monitor com uma certa frequência.

o0HJipwqReyajWlBK5j7jGLl6ut9IyOga98aI BGs7kn9fXPPA0lCd5EaCmK0IBqsmivdUslS1fbXgH2f4pns0wSeGpGDSxLwu8KNwgzQqg9zeIA WaJZA95yNhoH44e4Y8sFvUu

Na quarta e última novidade, é com o xfce4-panel0, onde foi corrigido um bug com imagens em fundos (semi-) transparentes.

Para conferir todas as melhorias, novidade do novo XFCE, que provavelmente sai em meados de Agosto deste ano (2019), você pode acessar a lista de discussão do projeto através destes links. Aqui e Aqui.

Agora comente aí nos comentários o que você achou dessas primeiras novidades e o que esperar do XFCE 4.14. 

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá  no nosso fórum.

Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    NotíciasVídeo

    Conheça a nova plataforma da Linux Foundation para IA generativa

    Notícias

    Sistema operacional de realidade virtual da Meta é aberto a outros fabricantes

    Notícias

    Firefox está refazendo o gerador de relatórios de erros em Rust