Sistemas operacionaisSoftwaresTutoriais

Minuet, uma ferramenta incrível para educação musical

Música é uma das maravilhas da existência, e se tem algo que concordo com Nietzsche, é que sem ela a vida seria um erro. No início do ano escrevi uma postagem falando de uma ferramenta muito interessante, para apaixonados por astronomia, o Kstars. Hoje apresento mais um programa com foco educacional oferecido pela Comunidade KDE.

Com o Minuet o aluno poderá executar diversos exercícios musicais que afloram seu domínio musical. São diversos exercícios para treinar seu ouvido em relação a intervalos, acordes, escalas e muito mais. Veja um breve vídeo demonstrativo:

Minuet visa apoiar estudantes e professores em variados aspectos como, treinamento auditivo, leitura de primeira vista, solfa, escalas, ritmo, harmonia e improvisação.

Como instalar o Minuet em sua distribuição Linux

Disponível na maior parte das distros Linux, o Minuet pode ser facilmente baixado de qualquer central de software. Claro, que em algumas ocasiões sua versão não será a última oferecida pelo projeto. Você pode simplesmente pesquisar na loja de sua distribuição por “Minuet” e instalar o programa.

educação-musical-minuet-kde-linux-musica-software-educacional-loja-ubuntu

Outra opção é instalar via terminal, no caso do Ubuntu e derivados:

sudo apt install minuet

Para remover o Minuet, instalado via terminal:

sudo apt remove minuet
educação-musical-minuet-kde-linux-musica-software-educacional-exercício

Para quem utiliza Ubuntu, ou tem o Snap configurado, esse novo formato é uma alternativa. Caso ainda não possua o Snap configurado em seu sistema, essa postagem demonstra como é simples esse passo. Se a loja da sua distribuição possuir integração com o Snap, como é o caso do Ubuntu, basta pesquisar por ela e efetuar a instalação do Snap do Minuet.

Se preferir, utilize o comando e instale o Snap via terminal:

sudo snap install minuet

Para remover o Minuet via Snap:

sudo snap remove minuet

A versão em Snap possui o “selinho de oficial” concedido pelo projeto KDE, se julga tal com importante eis a informação. No Ubuntu 18.04, onde efetuei os testes, a versão contida no repositório era a 17.12.3. Já a do repositório Snap, estava na versão 19.04.0.

educação-musical-minuet-kde-linux-musica-software-educacional-snap-snapcraft-ubuntu

No passado existia um app distribuído direto na Google Play, e no site da aplicação existe a opção. Porém, a mesma não se encontra mais na loja do Android e ao clicar no link do Minuet a página do app não existe. Pesquisei no F-Droid atrás do app e também não encontrei. Se pesquisar na internet você até encontra o APK, não indiquei por desconhecer a procedência deste site (melhor não arriscar 😁😁😁).

Participe de nosso fórum Diolinux Plus, creio que lá também existam amantes da música.

Até o próximo post, SISTEMATICAMENTE! 😎


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!