Prós e contras dos apps de pagamento
AplicativosEditorial

Prós e contras dos apps de pagamento

Tornando-se cada vez mais comum entre compradores virtuais, os aplicativos para pagamentos são apresentados aos consumidores como uma opção segura ao uso dos tradicionais cartões ou boletos. Há inúmeros serviços online que aceitam pagamentos digitais como forma de pagamento, incluindo jogos e apostas, por exemplo.

É realmente possível realizar um pagamento seguro com AstroPay, PicPay, Google Pay, Ame Digital e afins? Mais que isso, é possível utilizá-los no mundo offline com eficiência? Para saber um pouco mais sobre as principais vantagens e desvantagens de pagar utilizando aplicativos de pagamento, continue conosco e descubra.

Pró: Não é preciso fazer inúmeros cadastros

Uma das principais reclamações de quem faz compras online costumeiramente é a necessidade de inserir ou cadastrar os dados de seu cartão de crédito em cada loja que desejar fazer um pedido.

Além da burocracia necessária para fazer o cadastro, é preciso cuidado e atenção com o prazo de validade dos cartões, que precisam ser atualizados de tempos em tempos. Vale ainda citar que antes de fazer o cadastro de seu cartão em qualquer site, é preciso verificar os certificados de segurança para evitar possíveis fraudes.

Por isso, os aplicativos de pagamento podem ser uma excelente opção para quem realiza compras em várias lojas virtuais diferentes, afinal, todos os seus dados bancários ficam centralizados no aplicativo, evitando a necessidade de múltiplos cadastros.

Contra: Muitos estabelecimentos ainda não aceitam o pagamento por aplicativos

Se você acha que poderá utilizar seus aplicativos de pagamento em todas as suas operações financeiras e compras, está redondamente enganado.

A maioria dos estabelecimentos comerciais possui parcerias específicas e em boa parte dos casos, as lojas limitam a algumas empresas, operadoras bancárias e em alguns casos, incluem aplicativos de pagamento.

Apps Android

Existem lojas ou empresas que possuem parcerias específicas, como a Vivo, que permite que você faça recargas em telefones pré-pagos diretamente via PayPal, mas são poucas as lojas brasileiras que aceitam aplicativos de pagamento; algo ainda mais raro quando se fala de lojas físicas.

Por isso, se você pretende deixar a sua carteira de lado e realizar todas as suas operações financeiras utilizando um aplicativo, verifique quais estabelecimentos são parceiros do programa que você pretende utilizar e se possuem o dispositivo necessário para receber, como QR Code, por exemplo — e não esqueça de verificar no local se o serviço de pagamento está disponível. Assim, você se poupará de inconvenientes e dores de cabeça.

Pró: Eles funcionam como uma “carteira virtual”

A maioria dos aplicativos virtuais, além de permitir que você centralize seus pagamentos com cartão de crédito, conta com o recurso de carteira virtual. Com ele, é possível manter valores depositados — tal como em uma conta corrente — e utilizar o saldo como forma de pagamento.

Existem aplicativos que permitem, além dos depósitos e operações pessoais, o envio e recebimento de dinheiro de clientes ou amigos, utilizando seu saldo ou um cartão de crédito para realizar a operação. Desta forma, você pode, por exemplo, dividir a conta em um restaurante ou efetuar pagamento com muito mais facilidade e segurança.

Contra: Alguns aplicativos não permitem que você saque o saldo disponível

Apesar de muitos aplicativos funcionarem como carteiras digital, alguns deles não possuem parcerias com bancos brasileiros para que você possa solicitar o resgate do saldo que estiver disponível em sua conta.

Desta forma, você ficará restrito a utilizar esse valor em compras ou serviços de empresas que aceitem o aplicativo como forma de pagamento ou a enviar para terceiros, sem dispor da opção de receber o dinheiro em mãos, como faria com uma conta convencional.

Antes de criar uma conta em um aplicativo de pagamento, vale a pena verificar se ele possui parceria com o banco que você utiliza e se é possível realizar depósitos e retiradas com facilidade. Assim você não ficará restrito ao mundo virtual no momento de realizar suas operações financeiras.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.

Até a próxima!


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!