Red Hat apresenta soluções para expansão do Open Banking durante a CIAB 2019 - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Red Hat apresenta soluções para expansão do Open Banking durante a CIAB 2019

Uma das líderes globais em tecnologia open source traz seu portfólio para ajudar instituições financeiras a inovar com mais rapidez, gerenciar a complexidade da TI e reduzir riscos.

sábado, 15 de junho de 2019

/ por Ricardo
A Red Hat, Inc. foi um dos destaques da CIAB 2019 com todo seu portfólio para o mercado financeiro. Durante o evento, que aconteceu de 11 a 13 de junho em São Paulo, a empresa apresentou as suas principais soluções com foco no open banking, modelo aberto e colaborativo no qual os dados bancários de clientes são compartilhados de forma segura, entre instituições financeiras e outras empresas através de interfaces de programação digital (APIs) para fornecer funcionalidades aprimoradas e criar novos serviços.

Red Hat apresenta soluções para expansão do Open Banking durante a CIAB 2019





O conceito de open banking está em alta no mercado brasileiro. O Banco Central, órgão regulador financeiro do país, avalia que o modelo irá favorecer o aumento da concorrência dentro do setor e a prestação de serviços mais baratos e de melhor qualidade para os clientes. Por isso, já afirmou que pretende definir apenas diretrizes básicas para a implantação do sistema. Ficará a cargo das próprias instituições a criação de normas mais detalhadas de funcionamento, através de uma autorregulação.

A base para a expansão do open banking está na tecnologia open source. O modelo é basicamente constituído de um conjunto de APIs (Application Programming Interfaces) que permitem o fluxo de dados entre aplicativos de maneira controlada. “Devido aos recentes avanços tecnológicos nas plataformas de Integração, Big Data e Analytics, especialmente em decorrência do movimento open source, as APIs estão recebendo mais atenção, sendo vistas como uma forma de melhorar e tornar mais segura a prestação de serviços financeiros, tanto para consumidores de varejo quanto para clientes corporativos”, explica Boris Kuszka, diretor de Arquitetura de Soluções da Red Hat Brasil.
Os benefícios do open banking são substanciais: experiência aprimorada do cliente, novos fluxos de receita e um modelo de serviço sustentável para mercados altamente competitivos. Além disso, utilizando as ferramentas open source, o modelo possibilita inovar mais rapidamente, minimizar a complexidade da TI e seus riscos. “Com o uso da tecnologia aberta, incluindo os APIs, containers e cloud híbrida, as instituições financeiras podem reduzir a fase de desenvolvimento de aplicações para horas, padronizar as plataformas próprias, economizar recursos e fazer os negócios crescerem”, afirma Kuszka.


Universo colaborativo


Algumas das possibilidades que o open source traz para o mercado serão discutidas durante um painel especial sobre colaboração pública entre empresas e indivíduos durante o CIAB 2019. No dia 13 de junho, Boris Kuszka, participou do painel que foi mediado por Cristiano Barbara Gomes, superintendente de Arquitetura Digital e Corporativa do Banco Santander.

O painel, que aconteceu no auditório F2 do Transamérica Expo Center, abordaram como o open source é desenvolvido de forma colaborativa entre empresas e indivíduos. O painel também teve como temas principais o desencadeamento de aumentos na capacidade de inovação, altas reduções de custos de computação, armazenamento e transmissão de informações. “O open source permite criar um diferencial com engajamento digital, além de otimizar o processo transacional e, assim, se destacar na economia de APIs”, afirma Boris Kuszka.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.

Espero você até a próxima, um forte abraço.
_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo