Comandos básicos para quem está chegando ao Fedora - Diolinux - O modo Linux e Open Source de ver o Mundo

Responsive Ad Slot

Comandos básicos para quem está chegando ao Fedora

Uma lista que vai ajudar quem está chegando ao Fedora.

quarta-feira, 10 de julho de 2019

/ por Ricardo

Se você está chegando ao mundo Linux e está começando nele através do Fedora, ou está migrando de alguma outra distro, como o Ubuntu ou Mint, esses comandos vão lhe ajudar e muito na sua jornada no sistema do “chapéu azul”.


Comandos básicos para quem está chegando ao Fedora






Esse artigo também serve para quem estiver vindo da base Debian/Ubuntu e está procurando os comandos equivalentes ao apt. Lembrando de sempre verificar se você está no modo root nos casos específicos.

Vamos começar pelo básico, que é atualizar os pacotes do sistema. No Debian/Ubuntu se usa o sudo apt-get update ou sudo apt update, já no Fedora usamos o:

sudo dnf check-update

Quando precisar atualizar os pacotes instalados usamos o sudo apt-get upgrade / sudo apt upgrade ou para adicionar/remover pacotes que tenham novas dependências, usamos o  sudo apt-get dist-upgrade / sudo apt full-upgrade. Já no Fedora usamos o :

sudo dnf upgrade

Quando precisamos procurar algum programa via terminal, no Debian/Ubuntu é utilizado o apt-cache search nome_do_pacote ou apt search nome_do_pacote. Já no Fedora é utilizado:

dnf search nome_do_arquivo ou dnf search all nome_do_aquivo (esse último, inclui na procura a descrição do pacote)

Após encontrar o pacote desejado, caso queira  ver o “Sobre” ou “About” do pacote. Quando utilizando Debian/Ubuntu, o comando é apt-cache show pacote (mostrando o cache local dele) ou o apt show pacote. No Fedora pode se usar dois comandos, que são:

dnf info pacote ou dnf repoquery --requires pacote (listando as dependências para aquele pacote)

Feito isso, chegou a hora de instalar o(s) pacote(s), e é uma tarefa bem fácil. Na base Debian/Ubuntu, você geralmente utiliza sudo apt-get install pacote ou sudo apt-get install pacote 1 pacote 2 … ou sudo apt-get install -y pacote ou ainda sudo apt install pacote. No Fedora segue quase a mesma “linha”, que seria:

sudo dnf install pacote 

ou

sudo dnf install pacote1 pacote2 

ou

sudo dnf install -y pacote

Bem simples “né não” 😄

Agora se você precisar instalar um pacote dentro de uma pasta por exemplo, no Debian/Ubuntu você usa o comando sudo dpkg -i pacote.deb (formato usado em grande maioria por distros Debian, Ubuntu e suas “filhas”). No Fedora não é muito diferente, e o comando é:

sudo dnf install pacote.rpm (rpm é o tipo de empacotamento usado no Fedora)

A remoção é bem simples também, no Debian/Ubuntu usamos sudo apt-get remove pacote ou sudo apt remove pacote. Já no Fedora, só mudamos a “palavrinha”, mas a ideia é a mesma:

sudo dnf erase pacote ou sudo dnf remove pacote

Por último, mas não menos importante, para adicionar o repositório RPM Fusion, tanto com as versões free e nonfree, basta utilizar o seguinte comando:

sudo dnf install https://download1.rpmfusion.org/free/fedora/rpmfusion-free-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm https://download1.rpmfusion.org/nonfree/fedora/rpmfusion-nonfree-release-$(rpm -E %fedora).noarch.rpm

Se você precisar de mais parâmetros e ajuda, você pode acessar diretamente no terminal, digitando man dnf ou acessando os links de ajuda do Fedora e da Red Hat, que estão em inglês, mas nada que o Google Tradutor não ajude 😉.

Espero que esse guia básico tenha lhe ajudado. 😁😉

Confiram o vídeo de Review do Fedora 30 

            

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.

Espero você até a próxima, um forte abraço.

_____________________________________________________________________________
Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.


Blog Diolinux © all rights reserved
made with by templateszoo