UbuntuSistemas operacionaisTutoriais

Como habilitar a transparência dinâmica no Ubuntu 19.04

Para quem estiver usando o Ubuntu 19.04 com Gnome, provavelmente já percebeu que a transparência dinâmica na barra superior não acontece mais. Hoje vamos mostrar como “trazer ela de volta”.

O pessoal do Gnome desabilitou essa função desde a versão 3.32, falando que tão função tinha problemas de usabilidade e legibilidade. 

No lugar, foi feito um efeito “dinâmico”, mas pero no mucho. Esse que é encontrado hoje em dia, é tornando o painel superior semi-transparente quando nenhuma janela está aberta e maximizada, tornando-se preta a barra quando a janela a toca.

TrSKbZumrBvKUbhKlhRe3qCX rYL3tN5M8Eu

Mas nem tudo são “tempos nublados com trovões” . No Gitlab do GNOME, já tem um tópico aberto para trazer “de volta” essa funcionalidade.

Enquanto essa funcionalidade não volte, podemos usar uma extensão no Gnome para usar ela de novo. A extensão é a “Dynamic Panel Transparency”.

Essa extensão funciona a partir do GNOME 3.22 ou superior, assim trazendo a transparência dinâmica para a barra superior do seu GNOME.

Para instalar ela, é muito simples. Na Gnome Software (Ubuntu Software) e na “lupa” coloque o nome da extensão, “Dynamic Panel Transparency” e depois clicar em instalar. Vai abrir uma janela de confirmação, é só dar sim e esperar a instalação.

LlmodWfAtqXFjvKT2VNrXpu0BDHZkThwk 5ihc4vo6qHK3CwgTUt4wx4 W011lYSi6UduN dITb91wsZ4iDcLSA n Bpwm1m8RVWL6mTCalsjiHfLQyLSFTudcJKPDLDb0keV38G

Usando a extensão, você pode fazer os seguintes ajustes nela:

● Ajustar a cor e a opacidade do painel usando por base o aplicativo

● Configurar texto e painel para colorir globalmente

● Modifique a sombra do texto

● Ajustar o tempo de transição

Para baixar a extensão diretamente do site do GNOME, basta acessar esse link. Para conhecer o Github acesse este link e o site do projeto.

Este artigo não acaba aqui, continue trocando uma ideia lá no nosso fórum.

Espero você até a próxima, um forte abraço.


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!
402 postagens

Sobre o autor
Meu nome é Ricardo, sou formado em Tecnólogo em Redes de Computadores pelo IBTA Campinas, além de trabalhar com TI à quase 15 anos com suporte para usuários finais, empresas e servidores. Sou apaixonado por tecnologia, coisas Geek, jogos e do mundo Linux. Também tenho o canal "O Cara do TI".
Artigos
    Postagens relacionadas
    VídeoTutoriais

    Aprenda como testar o Kali Linux no seu computador

    VídeoTutoriais

    Inodes, o que é e para que serve esse elemento do Unix, Linux, macOS e BSD?

    Tutoriais

    Deletar vídeos do YouTube ajuda? 3 dicas para crescer na plataforma em 2024