Tutoriais

Crie wallpapers animados para o Komorebi

Recentemente fiz uma postagem sobre o Komorebi, aplicação na qual é possível utilizar wallpapers animados no Linux. Por padrão existe uma ferramenta chamada Wallpaper Creator que é instalada juntamente ao Komorebi. No entanto, nem sempre ela cumpre seu papel. Assim sendo, irei demonstrar como crio meus temas “na unha”.    

Obviamente que será necessário possuir o Komorebi instalado para utilizar os wallpapers animados. Acesse essa postagem e veja como instalar e utilizar o programa. O foco do post será a criação dos temas e não a utilização do Komorebi.  

Criando seus próprios papéis de parede animados

Como mencionado anteriormente, existe uma aplicação que possibilita a criação de temas para o Komorebi via interface gráfica. Todavia com esse tutorial você poderá proceder de ambas formas. Todo procedimento será feito em base no Ubuntu, entretanto, caso utilize outro sistema ou DE, adapte conforme sua necessidade. Se mesmo com o passo-a-passo descrito você fique confuso, mais adiante poderá ver um vídeo com o procedimento e tirar as eventuais dúvidas.  

Saiba que iremos fazer basicamente o mesmo que o Wallpaper Creator, porém, na “unha”, como muitos gostam de dizer. Para isso, baixe o tema exemplo que disponibilizei. Assim basta editar as opções.  

Os temas do Komorebi são compostos por 3 arquivos: um vídeo, uma imagem e a configuração do tema. É importante manter a mesma estrutura do tema de exemplo, e apenas trocar a imagem, vídeo e o nome do diretório do tema (de preferência evite espaços ao dar o nome a esse diretório). Utilize vídeos no formato MP4, que não possua um tamanho muito grande. Isso impactará na performance e uso de RAM de seu sistema. As imagens use em JPG, não testei vídeos e imagens em outros formatos (fica ao seu encargo).  

temas-komorebi-wallpaper-animado-life-linux-ubuntu-video-papel-parede

O arquivo “config”, possui todas as características de seu tema. Altere os atributos ali contidos conforme seu desejo. Você pode fazer algumas alterações como:  

Habilitar data e hora, com “true” (para habilitar) e “false” (para desabilitar).  

[DataTime] Visible=true Parallax=false  

Caso tenha habilitado a visualização da data e hora, sua posição na tela pode ser configurada alterando as margens, rotação e posição.  

MarginLeft=0 MarginTop=0 MarginBottom=70 MarginRight=50

RotationX=0 RotationY=0 RotationZ=0  

O alinhamento da posição se dá utilizando palavras, como “center” (centro), “bottom_right” (canto inferior direito), “bottom_left” (canto inferior esquerdo), “top_right” (canto superior direito), “top_left” (canto superior esquerdo).

Position=bottom_right Alignment=end  

E se a data e hora estarão sempre no topo ou não (“true” e “false”).  

AlwaysOnTop=true  

Cores básicas das fontes também podem ser utilizadas, alguns exemplos são: red, blue, white, black, green. E a sua transparência, conforme seu canal alpha.

Color=white Alpha=255  

O mesmo vale para sua sombra.  

ShadowColor=black ShadowAlpha=190  

Além de personalizar com as fontes instaladas em seu sistema.  

TimeFont=Arial DateFont=Arial Bold  

Particularmente não gosto de habilitar a visualização da data e hora, deixo apenas o wallpaper animado de fundo. Ao meu ver fica bem mais atraente. Caso tenha o mesmo gosto, não será necessário editar nenhum dos parâmetros demonstrados acima, apenas substituir os arquivos de vídeo e imagem.  

Se optar por uma fonte customizada, ela deverá obrigatoriamente ser instalada no sistema. Não basta adicionar no diretório home de seu usuário em “.fonts”. Sua localização deve ser:  

/usr/share/fonts/

Se você utilizar o instalador de fontes do sistema, não precisa se preocupar com isso, apenas de escrever corretamente o nome da fonte no “config” do tema.  

Após substituir os arquivos, renomear o diretório do tema e caso queira alterar os parâmetros do config. Permita a execução de todos os 3 arquivos, clicando com o botão direito do mouse sobre cada um, indo em propriedades e na aba permissões, conforme a imagem abaixo:  

temas-komorebi-wallpaper-animado-life-linux-ubuntu-video-papel-parede

Copie seu tema para o seguinte diretório:  

/System/Resources/Komorebi/

Você pode utilizar o terminal para isso, no meu caso o diretório do meu tema está em minha home, por exemplo assim:  

sudo cp -R /home/seu_usuario/seu_tema/ /System/Resources/Komorebi/

Se preferir pode utilizar a interface gráfica, ao invés do terminal. No Mint Cinnamon e Deepin, basta clicar com o botão direito e “abrir como root”. No Ubuntu o Nautilus tem que ser aberto como root via terminal.  

sudo nautilus

Navegue até o diretório “/System/Resources/Komorebi/” e copie seu tema para lá.  

Depois destes procedimentos basta abrir o Komorebi indo em “Desktop Preferences” (do jeito que mencionei no post do Komorebi) ir na aba “Wallpapers” e se fez tudo corretamente seu tema estará lá.  

temas-komorebi-wallpaper-animado-life-linux-ubuntu-video-papel-parede

No post passado mencionei o Akiba Illusion, uma fonte bem interessante para encontrar temas para o Komorebi. Agora deixo o link com o passo-a-passo dele para criação de temas. Talvez seja interessante para tirar alguma dúvida. Meu tutorial não é baseado no do Akiba, mas é interessante ver outras formas.  

Em meu canal OSistemático demonstrei a facilidade que é criar os temas manualmente no Komorebi, e utilizei até mesmo a interface gráfica na hora de copiar o tema para pasta de destino. Se ficou com alguma dúvida assista:  

Outra dica são dois sites onde costumo baixar os vídeos para criação dos temas. Também é interessante utilizar vídeos sem efeitos sonoros, assim evita sons atrapalhando a utilização de seu computador.  

Sites para baixar os wallpapers animados (vídeos com esse propósito)

  1. DesktopHut;
  2. MyLiveWallpapers.

Espero que esse tutorial tenha sido útil para você que gosta de customizar seu desktop e usa o Komorebi. Existem muitos outros sites para baixar vídeos, uma simples pesquisa no Google e várias opções estarão disponíveis.  

Participe de nosso fórum Diolinux Plus, o pessoal curte customizar o sistema operacional.  

Até o próximo post, SISTEMATICAMENTE! 😎


Viu algum erro ou gostaria de adicionar alguma sugestão a essa matéria? Colabore, clique aqui.

Diolinux Ofertas - Aproveite os melhores descontos em diversos produtos!